quinta-feira, 12/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Bope de Mato Grosso está entre os melhores do Brasil

PUBLICIDADE

A Tropa de Elite de Mato Grosso abriu os portões do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e mostrou por que está entre as melhores tropas policiais especializadas em combates urbanos e rurais do Brasil. O batalhão é, hoje, uma referência no Brasil.

O Bope atua em Mato Grosso desde 1988, com a criação da Companhia de Operações Especiais (COE), constituída com a finalidade de preencher a lacuna no combate ao crime organizado.

Com o desmembramento do batalhão da 2ª Companhia (Rotam), em 2009, o Bope passou a ser constituído somente pelo efetivo remanescente da Companhia de Operações Especiais e, hoje, é formado por aproximadamente cem policiais militares, que atuam nas mais diversas funções.

O Bope não foi criado para ser a solução para os problema da Segurança Pública. Mas, sim, para garantir que o Estado se faça presente onde, e quando, for necessário.

O batalhão atua no combate ao crime organizado, na captura ou neutralização de seus agentes; captura de bandidos, fortemente armados e entrincheirados; resgate de pessoas mantidas reféns; controle em rebeliões de presos.

O Bope também presta apoio ao Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), nas escoltas de presos de alta periculosidade. A Tropa de Elite de Mato Grosso é especializada em operações especiais de longo período, em áreas rurais e terrenos pantanosos.

Missão cumprida

Em situações extrema de insegurança, o batalhão deve prover o negociador e planejar a melhor forma de devolver a segurança ao cidadão. Em alguns casos, quando não há mais como negociar, o militar do Bope terá que usar o tiro de comprometimento. Isso ocorre quando uma pessoa é tomada como refém e já se esgotaram todas as possibilidades de negociação. Nesse caso, é matar o bandido e impedir que o refém morra.

Em situações como essa, entra em ação o "sniper", o atirador de precisão. Cabe a esse policial a missão de abater o bandido, com um único tiro e salvar o refém. Não há possibilidade de haver o mínimo erro, por isso os militares do Bope usam o lema: "Missão dada é missão cumprida".

Caveiras

Os militares do Bope usam a caveira como símbolo e assim são conhecidos. A caveira simboliza o raciocínio, inteligência e a missão para as "Operações Especiais". A faca na caveira simboliza a vitória da vida sobre a morte.

Esses policiais estão prontos para o enfrentamento 24 horas por dia. Eles são colocados em ação nos momentos mais críticos de insegurança pública. Os Caveiras são os policiais mais bem treinados e preparados de todo o Estado. Um seleto grupo de militares que fizeram do Bope a sua filosofia de vida.

Um Caveira tem que seguir onze mandamentos essenciais ao desempenho de sua função: agressividade controlada, controle emocional, disciplina consciente, espírito de corpo, honestidade, iniciativa, lealdade, liderança, perseverança e versatilidade.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE