Uma blitz educativa será realizada amanhã, Dia de Finados, em frente aos cemitérios de Cuiabá, Várzea Grande e Poconé, pela Associação de Familiares Vítimas de Violência (AFVV). Nos locais serão distribuídas cartilhas de orientação sobre a Campanha do Desarmamento 2011, lançada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) em Mato Grosso, no último dia 17 de outubro.
As blitz vão acontecer nos cemitérios da Piedade, do Porto e Parque Bom Jesus, em Cuiabá; no cemitério Recanto da Paz, em Várzea Grande; e no cemitério de Poconé. Para o presidente da AFVV, Heitor Geraldo Reyes, o custo das mortes com armas de fogo é muito alto para o Estado, uma vez que as famílias ficam desestruturadas e acabam recorrendo a benefícios do governo. "Os filhos perdem seus pais e acabam sendo criados pela avó ou pela rua. Isso gera mais violência", observou.
O presidente também entende que a maioria das mortes com arma de fogo tem motivação fútil ou banal. "São armas legais roubadas que estão matando e fomentando o comércio ilegal de armas de fogo", declarou.
A Associação de Familiares Vítimas de Violência é uma das entidades colaboradora da campanha na mobilização social da população para a entrega voluntária de armas de fogo.
A Campanha do Desarmamento 2011 traz novidades com relação às anteriores: o anonimato para quem entregar a arma, a inutilização do material no ato da entrega e a agilidade no pagamento da indenização.
Em Mato Grosso, 17 municípios possuem unidades de Segurança Pública credenciadas para o recebimento de armas de fogo. São 14 unidades da Polícia Civil, dez comandos da Polícia Militar, além de cinco delegacias da Polícia Federal e oito delegacias da Polícia Rodoviária.
Em Cuiabá e Várzea Grande as armas podem ser entregues nos seguintes locais: Central de Ocorrências da Polícia Civil (avenida Tenente-Coronel Duarte, nº 1044, bairro Centro, Cuiabá); Comando Regional I da Polícia Militar (avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 6135, bairro Novo Paraíso, Cuiabá); Central de Ocorrências da Polícia Civil de Várzea Grande (avenida Filinto Muller, nº 147, bairro Aeroporto) e Comando Regional II da Polícia Militar (avenida Filinto Muller, nº 538, bairro Centro, Várzea Grande).
No interior do Estado, as armas podem ser entregues nas delegacias e comandos regionais das polícias Civil e Militar dos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Diamantino, Juína, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Várzea Grande e Vila Rica.
O cidadão receberá, no ato da entrega voluntária da arma, um protocolo gerado pelo Sistema "Desarma", da Polícia Federal, com qual poderá receber o valor da indenização correspondente à entrega da arma de fogo em qualquer caixa eletrônico do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.
O valor do reembolso varia de 100 a 300 reais por arma de fogo, dependendo do tipo e calibre.