Policiais do 3º Batalhão prenderam na manhã de hoje (03.01) principal suspeito do assassinato do taxista Valério Souza de Oliveira, 46, e pela tentativa de assassinato contra os soldados Ewerton Aparecido Moreira Salgado, 29, (atingido no ombro) e Wagner Paelo da Cruz Silva, 35 (ferido no ombro, nádegas e pernas). O crime foi registrado em 29 de dezembro de 2007, em uma lanchonete no bairro Alvorada, em frente a rodoviária.
O suspeito, preso em uma residência no bairro Três Barras, periferia de Cuiabá, foi encaminhado para a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e irá prestar depoimento ao delegado Fausto Freitas da Siva responsável pelo inquérito instaurado para apurar o crime. Os soldados atuam no 10º Batalhão da PM, subordinados ao Comando Regional de Cuiabá (CRI), e estavam de folga na data do crime.
Os policiais e taxista estavam juntos quando um homem que estava em outro grupo em uma mesa, acusou os três de estarem “olhando” para a sua acompanhante. Ele sacou da arma – pistola ponto 40 – e atirou contra o trio. Os PMs revidaram o ataque, mas o desconhecido escapou. O soldado Paelo estava armado com uma pistola 380 milímetros (devidamente registrada e de sua propriedade) e passou a revidar os tiros para defender-se. No confronto, o taxista foi ferido e morto.
A arma usada para os crimes ainda não foi encontrada. A PM chegou até o suspeito por meio de informações colhidas junto a testemunhas que estavam na lanchonete. O acusado nega que tenha participação no caso. O soldado Paelo permanece internado no Hospital Jardim Cuiabá. O soldado Salgado foi encaminhado ao Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC), medicado, e se recupera em casa.