Um avião bimotor carregado com cerca de 500kg de cocaína foi interceptado, esta tarde, por uma aeronave A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira, na Operação Ostium. O bimotor decolou da pista de uma fazenda, no município de Campo Novo do Parecia e iria para Santo Antonio Leverger, próximo a Cuiabá. O brigadeiro do Ar Antonio Ramirez Lorenzo
chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica confirmou, em nota, que a interceptação foi feita pela aeronave de defesa aérea, "às 13h17. O piloto de defesa aérea seguiu o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo "e "interrogando o piloto do bimotor (pelo rádio) e comandando, na sequência, a mudança de rota e o pouso obrigatório no aeródromo de Aragarças (GO)".
Inicialmente, a aeronave interceptada seguiu as instruções da defesa aérea, mas ao invés de pousar no aeródromo indicado, arremeteu. "O piloto da FAB novamente comandou a mudança de rota e solicitou o pouso, porém o avião não respondeu. A partir desse momento, foi classificado como hostil. O A-29 da FAB executou o tiro de aviso – uma medida de persuasão para forçar o piloto da aeronave interceptada a cumprir as determinações da defesa aérea – e voltou a comandar o pouso obrigatório. O avião interceptado novamente não respondeu e pousou na zona rural do município de Jussara, interior de Goiás", informa o centro de comunicação da FAB.
Um helicóptero da Polícia Militar de Goiás foi acionado e faz buscas no local. O avião que teve boa parte da fuselagem danificada, além de trem de pouso, será removido para o quartel da Polícia Militar de Goiás. A droga apreendida vai ser encaminhada para a Polícia Federal em Goiânia.
Os ocupantes do bimotor conseguiram fugir pela mata antes da chegada dos policiais.
(Atualizada às 08:24h em 26/6)