O primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, deputado José Riva, defendeu em plenário a ampliação das discussões sobre os projetos de lei, de autoria do Executivo, que tratam da progressão de carreira e salários dos policiais e bombeiros militares de Mato Grosso – mensagens 5A, 5B E 5C/07.
O governador Blairo Maggi já discutiu com os deputados, na semana passada, a retirada das emendas parlamentares que haviam sido acopladas aos textos. Com o entendimento, os estaduais debatem na esfera da Comissão de Segurança Pública e Comunitária a continuação do trâmite sem as devidas retificações.
O presidente da casa, deputado Sérgio Ricardo, confirmou a intenção do governador em retirar os projetos da Casa, mas assegurou que por entendimento entre o líder do Executivo e os demais pares, as matérias permanecerão no âmbito do Legislativo. Dessa maneira, os textos devem receber o parecer da comissão amanhã, conforme anunciou o presidente deputado Walter Rabello.
Em seguida, na sessão matutina, as matérias poderão ser votadas em primeira instância. A partir daí, os três projetos vão à análise de constitucionalidade na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da AL. O presidente da CCJR, deputado Zé Carlos do Pátio, sugeriu a discussão paralela aos encaminhamentos, para implantação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários na Polícia Militar de Mato Grosso e Corpo de Bombeiros Militar.