O primeiro dia de operação Cadeado III, coordenada pela 13ª Brigada de Infantaria Motorizada e suas Organizações Militares, em conjunto com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, IBAMA, Polícia Militar de Mato Grosso, GeFron, Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, Anvisa, Sema, teve resultados expressivos.
As diversas tropas do Exército apoiadas pelos Orgãos Públicos atuaram em diversas áreas, realizando Postos de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE) e patrulhamentos terrestres nas rodovias federais e estaduais, nas vistorias de veículos e ocupantes, inclusive nos ônibus interestaduais, e patrulhamentos fluviais nos rios Jauru e Paraguai realizando autuações em diversas embarcações.
Foram apreendidas algumas armas como dois revólveres calibre 38 com 05 munições e uma pistola 380 mm com dois carregadores com 19 munições cada. Além das armas, foram apreendidas 49 munições calibre 22 mm.
Ainda, na operação, foi apreendido um caminhão baú com diversas mercadorias, como CDs, roupas, brinquedos, espingarda de chumbinho, perfumes e etc, foi apreendido na região de Pontes e Lacerda e está a disposição da Polícia Federal em Cáceres.
O Exército, apoiado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-MT), também esteve em diversas localidades próximo de Pontes e Lacerda, em busca de atividades de trabalho escravo.
Além dos combates aos delitos transfronteiriços e ambientais, o Exército está atuando também na área social. Ontem, a população de Pontes e Lacerda e Comodoro receberam atendimento médico e odontológico. Hoje o atendimento será realizado num povoado próximo de Pontes e Lacerda, a Gleba Triunfo.