PUBLICIDADE

Apreensões de drogas no Estado foram fator determinante para reduzir homicídios, avalia coronel da PM

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria/arquivo)

O aumento nas apreensões de drogas foi um fator determinante para que o número de homicídios dolosos em Mato Grosso caísse 8% em 2021. A avaliação é do comandante geral da Polícia Militar, coronel Jonildo Assis, que afirmou ainda que a Baixada Cuiabana, por exemplo, deverá ter uma redução de 30% no número de assassinatos, menor quantidade desde o início da série histórica.

“Estamos em uma linha do histórico estatístico de índices criminais em queda desde os últimos quatro anos. Isso falando de homicídio, furtos, roubos. E sempre há uma redução em relação ao ano anterior. No ano passado, conseguimos reduzir 8% o índice de homicídios, que é um crime impactante para a sociedade. Essa redução foi em relação ao ano anterior (2020), que também já havia registrado redução em relação a 2019. Na Baixada Cuiabana, vamos ter o melhor desempenho no controle de homicídios desde o início da série histórica. Isso ainda será divulgado, mas é algo em torno de 30%”, disse Jonildo, ao programa Conexão Poder.

“O combate ao tráfico, que é o crime matter social, que fomenta o furto, o roubo e o próprio homicídio, é um fator. No ano passado, só a Polícia Militar apreendeu 12 toneladas de drogas. O Gefron (Grupo de Fronteira) apreendeu em torno de 14 toneladas. A Polícia Civil acredito que tenha apreendido uma boa quantidade também. Então, o Estado bateu recorde em apreensões. Isso descapitaliza o crime. Deixa de fomentar as bocas de fumo. O aumento do policiamento ostensivo em determinadas regiões com índices de criminalidade despontando também é um fator que vai inibir a criminalidade em si”, analisou o comandante da PM.

No final de dezembro, o governo do Estado divulgou balanço apontando que Mato Grosso apresentou redução nos principais índices de criminalidade de janeiro a novembro de 2021. Além da redução de 8% nos homicídios dolosos, as ocorrências de feminicídio caíram 27% e os roubos, 17%. Os dados são da Superintendência do Observatório de Segurança Pública, vinculada à secretaria de Estado de Segurança Pública.

Entre as 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp), o número de roubos apresentou redução em 12 regionais. A maior redução no número de roubos ocorreu na Risp 10, com sede em Vila Rica, que conseguiu reduzir em 50% as ocorrências do crime. A Risp 15, com sede em Guarantã do Norte, diminuiu 31% o número de roubos, seguida da Risp 1, de Cuiabá e da Risp 5, de Barra do Garças, ambas com redução de 26%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: jovem é rendida e tem carro roubado em Sinop

A jovem, de 21 anos, procurou a Polícia Civil,...

Condutor embrigado tenta fugir de fiscalização e acaba preso em Sorriso

As equipes da Guarda Municipal prenderam o motorista de...

Cadeia de Lucas do Rio Verde tem princípio de motim e dois detentos ficam feridos

A secretaria estadual de Segurança Pública confirmou ao Só...
PUBLICIDADE