O suspeito, de 80 anos, foi detido, ontem, no bairro São Francisco com 17 pássaros silvestres de diversas espécies que estavam em gaiolas. A ocorrência foi atendida pelo Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) da prefeitura e a Polícia Civil. Ele vai responder por vender, guardar, ter em cativeiro e transportar ovos de animais silvestres. Se condenado, pode pegar até um ano e meio de prisão.
O delegado Getúlio José Daniel explicou que “é importante salientar que a própria constituição prevê essa defesa do meio ambiente e a lei trouxe essa proteção do direito ao meio ambiente. Recebemos pedido de apoio do NIF, em uma residência havia o suspeito com diversos pássaros, sendo guardados de forma irregular. Realizamos a diligência e constatamos os pássaros enjaulados”.
O delegado expôs que “ele tinha ciência do crime, nos disse que tinha feito algumas tentativas de regularizar. Disse que é um amante dos pássaros e gostaria de regularizar, todavia não procurou os meios cabíveis. É importe salientar que quem tem esse objetivo de manter em sua casa esses animais deve procurar os órgãos responsáveis e pedir permissão”.