O diretor da cadeia de Comodoro (659km de Cuiabá), Jonas Barbosa Rodovalho, o agente prisional Valdomiro Alves Barros e o ex-agente, João Aparecido Soares foram presos hoje, pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco). Eles são acusados de envolvimento em homicídios e tráfico de drogas e armas, informa o MP. A investigação originou após a prisão de Leandro Lemos Negrão Sampaio, vulgo “Bob”´, 23 anos, no município de Campo Novo do Parecis, em 18 de abril, após ter fugido de Comodoro, para evitar o cumprimento de mandado de prisão referente acusação de prática de crime de homicídio.
Interceptações telefônicas realizadas pelo Gaeco, após autorização judicial, revelaram ligação entre o acusado e o diretor da cadeia e os agentes prisionais. Existe também a participação de outras pessoas, acusadas de envolvimento no tráfico de drogas nos municípios de Nova Lacerda, Sapezal e Campo Novo do Parecis.
Na residência e na viatura do sistema prisional utilizada pelo diretor da cadeia de Comodoro e na casa de um agentes foram encontradas três armas. Os agentes do Gaeco e da PM, com apoio da Força Tática e do comando local, também estão realizando uma varredura na cadeia em busca de drogas, armas e celulares.
A participação dos agentes em três homicídios, sendo dois consumados e uma tentativa, segundo o Ministério Público, consta, inclusive, em denúncia oferecida pela instituição, na semana passada. De acordo o documento, os dois primeiros homicídios ocorreram em janeiro deste ano, com características da execução semelhantes e foram praticados contra vítimas que possuíam ligação com o tráfico de drogas.
Já foram presos na operação, segundo a polícia outras 7 pessoas. Não foi informado pela assessoria onde eles ficarão presos até a apuração dos fatos.