Os servidores da cadeia de Barra do Garças (516 quilômetros de Cuiabá) impediram a fuga de pelo menos 27 homens que cumprem pena na unidade. A ação ocorreu, ontem, durante procedimento de inspeção em uma das celas. De acordo com a assessoria da PM, em uma das paredes foram encontradas marcas de perfuração na última barreira de acesso á rua, com tamanho de 60 cm de largura por 40 cm de altura.
Segundo o diretor da unidade, Maykon Brasil, o trabalho de vistoria nas celas é uma atividade contínua dentro da Cadeia. Na semana passada, por exemplo, durante inspeção foram apreendidos objetos pontiagudos que são utilizados para fazer buracos nas paredes.
“Os internos precisariam de 12 a 16 horas a mais para finalizar a abertura do buraco. Acredito que a fuga seria no período noturno, pois tem presença reduzida de pessoas nas ruas. Os presos desta cela são considerados de alta periculosidade e alguns já foram condenados a 30 anos de prisão”, destacou.
Ainda segundo o diretor da unidade, o material utilizado para furar as paredes são os ferros que compõem a estrutura da cama de concreto. “Eles vão furando até conseguir retirar o objeto que é pontiagudo”.
Os recuperandos vão responder processo disciplinar por violação das normas internas da unidade podendo receber sanção disciplinar que vai desde advertência a suspensão e restrição de direitos.