A Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Polícia Judiciária Civil, em Cuiabá, apreendeu, ontem à noite, dez quilos de maconha que eram trazidos por uma adolescente, 17 anos, da cidade de Ponta Porã (MS). A adolescente foi abordada na BR-364, nas proximidades do Posto da Polícia Rodoviária Federal, pelo núcleo operacional da delegacia. Ela estava de carona em uma carreta.
As investigações foram comandadas pelo núcleo de inteligência da DRE, que vinha acompanhando os passos da adolescente, que já foi apreendida na mesma situação. Em novembro de 2011, a menor foi encontrada na companhia de L.D., 24 anos, morador do bairro Pedregal, em Cuiabá, com 215 quilos de maconha, dentro do porta-malas de um Fiat Pálio. Os dois tinham ido buscar a droga em Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, na divisa com o Paraguai.
Desta vez, segundo a delegada Juliana Chiquito Palhares, que lavrou o flagrante, a menor contou que foi sozinha buscar o entorpecente em Ponta Porá, para abastecimento das bocas de fumo da Grande Cuiabá. A menor disse que voltou de Ponta Porã pegando carona com caminhoneiros.
A adolescente conseguiu a última carona na cidade de Jaciara. O motorista, que em depoimento na delegacia, alegou que não tinha conhecimento da droga e que apenas teria dado a carona. No entanto, ao ser checado, a Polícia Civil descobriu que ele tinha mandado de prisão decretado no Estado de São Paulo, por crime de violência doméstica. O acusado será encaminhado à Polinter para cumprimento da ordem judicial.