Dois homens, idades não confirmadas, acusados de mal tratar os pacientes de uma clinica de reabilitação para dependentes químicos, em Cáceres, foram presos em flagrante pela Polícia Judiciária Civil, na segunda-feira. Eles são responsáveis pelo Centro Terapêutico União e foram autuados em flagrante pelo crime de tortura.
A ação foi comandada pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher do município, com o apoio de policiais do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) e ocorreu após denuncia anônima de que os responsáveis pela Clinica, situada no bairro Jardim das Oliveiras, torturavam os pacientes, sendo possível escutar vários gritos de socorro vindos do local.
Segundo declarações dos internos, os acusados utilizavam métodos violentos no tratamento, como máquinas de choque, algemas, segurar garrafas descartáveis com gelos, capinar sobre o formigueiro, arrancar tocos, gelo nas partes intimas e toalhas molhadas, além de obrigar a ingestão de remédios fortes que os deixavam dopados.
No local, foi apreendida uma maleta de primeiros socorros com diferentes tipos de medicamentos, pastas com documentos da Clínica e dos internos e uma máquina de choque, encontrada no quintal da propriedade, em um plantio de abóbora. Dois vigilantes e uma psicóloga que prestavam serviço na instituição foram ouvidos.