PUBLICIDADE

Aberto inquérito em MT para apurar morte de policial em Alagoas

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) designou a delegada Ana Cristina Feldmann e o tenente-coronel PM Jadir da Costa Metello como responsáveis pelos inquéritos policiais civil e militar, respectivamente, que vão investigar as causas do acidente envolvendo três policiais militares e uma bombeira militar, hoje de manhã, durante o treinamento do 4º Curso de Tripulante Operacional Multimissão (TOM-M). Por estar de plantão neste sábado o delegado Jeferson Chaves é o responsável pelo início dos trabalhos de investigação.

Durante entrevista coletiva, o secretário-adjunto de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos afirmou que o corpo do soldado da Força Nacional da Polícia Militar do Estado do Alagoas, Abinoão Soares de Oliveira, foi trasladado à noite para o Estado do Alagoas, numa aeronave da Polícia Federal.

O curso foi suspenso temporariamente. “Não é um curso qualquer. É um curso de sobrecarga, de resistência a fadiga, que exige muito dos alunos. Os que realizam a capacitação passam por rigorosos testes de seleção antes de iniciar o curso”, disse na coletiva o comandante geral da Polícia Militar do Estado, coronel PM Osmar Lino Farias. “O que aconteceu foi uma fatalidade que será apurada por meio das investigações”, completou Farias.

O soldado da Força Nacional da Polícia Militar do Estado do Alagoas Abinoão Soares de Oliveira era um dos 25 alunos do 4º Curso de Tripulante Operacional Multimissão (TOM-M). Após treinamento de flutuação em um clube de golf na estrada do Lago do Manso, na manhã deste sábado, Abinoão e mais três militares sofreram um mal súbito, receberam os primeiros atendimentos pela equipe do Corpo de Bombeiros que fazia a prevenção no local do treinamento e posteriormente foram levados ao Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC). Abinoão não resistiu e morreu na unidade de saúde da Capital. Os demais militares estão em observação no PSMC e fora de perigo.

Segundo o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, “o curso estava sendo ministrado por profissionais capacitados, e o local onde acontecia o treinamento aquático tinha todo aparato médico, equipe do Corpo de Bombeiros, além do suporte do helicóptero do Ciopaer”, explicou Diógenes em coletiva à imprensa durante a manhã no PSMC.

Ainda, conforme o secretário, a grade curricular do Curso de Tripulante Operacional Multimissão (TOM-M) é formatada por orgãos federais. “É um curso realizado de forma extremamente profissional, tanto que muitos servidores da segurança de outros estados da federação passam pela capacitação aqui em Mato Grosso. É um curso necessário para o profisional que exerce ação de tripulante operacional, para que tenhamos profissionais preparados para dar esse tipo de suporte policial nas ocorrências no Estado”, completou o secretário.

A Sejusp já comunicou oficialmente a Secretaria de Segurança Pública do Alagoas sobre o falecimento do policial. Todas as despesas de translado será arcada pela Sejusp-MT.

Participavam do 4º Curso de Tripulante Operacional Multimissão (TOM-M), que teve início na última quarta feira, 25 policiais militares, civis e bombeiros de nove estados da federação. A carga horária do curso é de 540 horas/aula com duração de dois meses e meio.

O objetivo do curso é capacitar os profissionais da segurança pública para atuarem em aeronaves no atendimento de ocorrências policiais, de resgate, busca e salvamento, combate a incêndio, entre outras.

(Atualizada às 11:50h em 24/4)

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia prende em Lucas irmãos que furtaram cofre de supermercado em Sorriso

Policiais da Delegacia de Sorriso prenderam em flagrante, nesta...

Policiais apreende mais de 240 tabletes de pasta base e cocaína em Mato Grosso

Ação integrada da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal...

Polícia prende latrocida de Goias em Mato Grosso

A Gerência Estadual de Polinter e Capturas da Polícia...
PUBLICIDADE