Reportagem publicada pelo jornal O Globo no dia 17/06/2007, revela que a mais alta corte do país tem a marca registrada da “Impunidade”, ou seja: o poder responsável pelos julgamentos das maiores autoridades do país se aproxima da quarta década sem condenar ninguém importante, parece piada: 40 anos sem a presença da verdadeira Justiça. Desde 1968, até os dias de hoje, foram indiciados cerca de 137 crimes contra deputados, senadores, Ministros de Estado e Presidente da República, nada de julgamento ou condenação.
Existem processos que atravessam décadas sem chegar ao fim, aliados à morosidade, além dos que prescrevem levando os réus a se livrarem sem que haja qualquer julgamento possível.
Entre os processos que tramitam no STF contra autoridades existe de tudo: desde desvios de verbas, evasão de divisas, corrupção, homicídios e pasmem: até um sequestro. Não é uma Maravilha??
Com a lei de Improbidade Administrativa, à partir de 1992 com o Impeachment de Fernando Collor de Mello, as coisas não melhoraram nada ou seja: a mesma lei se consolidou como a mais nova marca da Impunidade e do Desmando no Brasil.
Somente 7% dos responsáveis por crimes do colarinho Branco foram condenados, sendo que apenas os chamados “peixinhos pequenos” ou “lambaris”, políticos sem expressão alguma, experimentaram algum tipo de punição como a suspensão dos direitos politicos e nada mais.
Desta forma, fica evidenciada de maneira clara e límpida, a formação de uma verdadeira “Dupla Dinâmica” da Mentira Institucional Democrática Brasileira: STF e Classe politica no Geral. Qualquer ação do Ministério Público Federal em conjunto com a Polícia Federal se torna em vão, pois no frigir dos ovos, ninguém, absolutamente ninguém será julgado e condenado pelo STF no Brasil, e isto é a mais pura verdade!
Othmar Thomaz Ility é profissional liberal em Sinop