Com 26 anos de emancipação político-administrativa completados neste dia 13 de maio, Sorriso é uma cidade boa para morar, desenvolvida e que oferece qualidade de vida aos seus cidadãos. Possui uma arquitetura urbana peculiar e moderna. Sem falar do potencial turístico do rio Teles Pires a partir do Festival de Pesca e o Salto Margessi, beleza única e inigualável, que só se encontra em Mato Grosso.
É claro que essa condição alcançada é resultado de união, força e garra de seus habitantes que, nos primórdios do processo de colonização do Norte do nosso estado, acreditaram no progresso e crescimento econômico da região. Em terras de cerrado, feita a correção do solo, o agronegócio prosperou e fez da região uma das mais ricas do estado. Sendo quinta maior economia, a cidade de Sorriso se destaca como maior produtora de soja do país e agora avança no agroturismo
Dentro de um padrão desenvolvimentista, a prestação de serviços essenciais com qualidade absoluta é mais do que uma obrigação. Neste sentido, temos trabalhado pela população de Sorriso a partir de ações efetivas como a construção da creche Boa Esperança. Criamos a Associação Mato-grossense das Áreas Emancipandas e Anexandas (Amaea) para defender a emancipação de distritos, como o de Nova Ubiratã, em Sorriso.
O fortalecimento do sistema de atendimento estadual de Saúde é outra prioridade. Temos cobrado do Governo do Estado, providências emergenciais. O caos instalado na Saúde Pública se alastrou pelos quatro cantos de nosso Mato Grosso e a falta de leito, equipamentos e condições de trabalho são os principais problemas enfrentados pela grande maioria das unidades hospitalares pública do nosso Brasil. A demanda aumentou significativamente e a estrutura permaneceu a mesma, afetando, inclusive, a população de cidades como Sorriso, que possuem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) acima da média.
Encampamos também na luta para instalar um campus da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) em Sorriso. Hoje, a cidade conta apenas com um núcleo da instituição de ensino superior. Pedimos também a disponibilização de telefonia móvel para o distrito de Boa Esperança e um ônibus para atender aos interesses da Associação Mato-grossense de Aposentados, Pensionistas e Idosos da região. Tudo isso, pensando no melhor para a população de Sorriso, que tanto luta e é merecedora de uma posição de destaque.
Parabéns, Sorriso!
· José Riva, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso