A praça como um componente da paisagem urbana, surge como espaço de memória tanto individual como coletiva. A Praça da Juventude no município de Sorriso, que fica localizado no norte do estado de Mato Grosso se insere neste contexto de espaço singular. A Praça da Juventude é um dos pontos mais tradicionais de Sorriso, palco de manifestações importantes da história local. Quando Sorriso era ainda um simples povoado o lugar era conhecido como campinho do centro. Era ali que ocorriam as partidas de futebol e a população se divertia ao assistir os torneios. A praça foi definida pela Colonizadora no projeto original do espaço urbano de Sorriso aprovado no ano de 1979, quando ainda pertencia ao Município de Nobres/MT, posteriormente, quando se tornou cidade à área da praça foi doada e transferida ao Poder Público Municipal, e, em 21 de agosto de 1987, foi criada oficialmente pela Lei 31/87. A praça tem uma área de 22.200 m² e está localizada no centro simbólico da cidade, definido no mapa do perímetro urbano como bairro Centro Sul. Está delimitada pelas ruas Cartola, Mato Grosso e dos Estados e pelas avenidas Curitiba e Natalino João Brescansin.
Construída a primeira parte em 1990 para oferecer uma opção de lazer para os jovens, recebeu o nome de Praça da Juventude. De lá para cá a praça sofreu várias alterações e atualmente funciona como principal local de encontro da população. Também atrai os visitantes que vão até a praça para retirar fotografias e comprar lembranças na casa do artesão. Seu entorno é demarcado por atividades residenciais, comerciais e de serviços, com freqüentadores e atividades diversificadas. Fisicamente a praça é um espaço amplo, com extenso gramado, entremeado de caminhos e bancos de alvenaria. Além da beleza na paisagem urbana, a praça é considerada, um ponto de convergência da população que a ela recorre para ver e ser vista, para passear, para o lazer, para se alimentar, comprar, festejar, enfim, para a vivência urbana ao ar livre.
Nas últimas transformações espaciais, passou por obras, da iniciativa privada na construção de quiosques (lanchonetes), objetivando, sobretudo, comercializar bebidas e alimentos no espaço da praça de maneira mais organizada, higiênica e melhorar o atendimento ao público que utiliza a praça como espaço de alimentação. Juntamente com esta obra ocorreu também a construção de sanitários públicos, tendo como agente promotor o poder público e como executor e financiador da obra a iniciativa privada, os proprietários dos quiosques instalados na praça. Recentemente, a Praça da Juventude foi contemplada com o Projeto Viva Sorriso e recebeu uma reforma, tendo como alvo principal uma pintura multicolorida e recuperação das fontes.
A Praça da Juventude em Sorriso é um espaço cristalizado, aglutinador e dispersor, considerada o símbolo de representação do lugar. A imagem da cidade é representada pela praça centrada na figura octogonal da Biblioteca Pública Municipal, difusão esta feita através dos meios de comunicação, do poder público e comercialmente.
Zenilda Lopes Ribeiro – geógrafa e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso, professora da rede estadual de ensino em Sorriso Mato Grosso.