PUBLICIDADE

Seu rosto não tem que refletir a sua idade cronológica

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O processo de envelhecimento é normal e não há como pará-lo, mas não quer dizer que não possamos atrasar os efeitos que ele causa usando procedimentos estéticos que ajudam a manter a juventude por mais tempo. Não é porque se chegou aos 60 anos que você deve deixar de se cuidar ou não se submeter a procedimentos que rejuvenescem deixando sua pele com aspecto mais jovial, mas não artificial.

Sabemos que a pele  na terceira idade nada mais é do que o reflexo dos hábitos de vida da pessoa até esse período. Pode-se ter uma aparência excelente, de idade indecifrável. Mas, se houve abuso de sol, álcool, cigarro etc., a pele poderá mostrar manchas, vermelhidão, opacidade e perda de elasticidade nesta fase. Alguns efeitos podem ser revertidos com procedimentos tais como: preenchimentos com ácido hialurônico, toxina botulínica (o popular botox que tem a capacidade de paralisar e relaxar temporariamente a musculatura, diminuindo assim as rugas), bioestimuladores (produtos que estimulam a produção do colágeno), limpeza de pele, peelings (removem a camada da pele e estimulam a formação de uma nova) e laser (melhora a textura da pele e estimula a produção de colágeno).

Essas técnicas se mostram muito eficientes com pessoas que já passaram dos 60 anos, mas têm muito o que viver e querem estar com uma aparência mais jovial.

Para quem está na faixa etária dos 60 a 70 anos, pode-se utilizar preenchimentos faciais com  ácido hialurônico, para atenuar as rugas adquiridas com o tempo; bioestimuladores que auxiliam a produção de colágeno na pele, promovendo maior firmeza; além, é claro, da toxina botulínica . Não podemos deixar de esquecer que o uso constante e regrado do protetor solar  são de ajuda fundamental no controle do envelhecimento facial .

No mercado, existem dois produtos com função bioestimuladora: o Sculptra e o Radiesse, ambos auxiliam na produção de colágeno e também podem ter um efeito preenchedor. Podem ser usados na face, na coxa, no braço e no abdome deixando a pele firme e com tônus melhor.

Mas é preciso ressaltar que qualquer procedimento estético deve ser feito somente por profissionais qualificados, visto que a pele do idoso é mais fina e requer certos cuidados e conhecimento para realização de procedimentos estéticos para não causar lesões. Estas medidas são fundamentais para garantir sua saúde e bem estar e um aspecto mais jovial.

Beatriz Formighieri é cirurgiã plástica com especialização em cirurgia de contorno corporal pós obesidade em Mato Grosso

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...

Cuidando do quintal do vizinho

É curioso observar a hipocrisia de alguns países europeus...