PUBLICIDADE

Receita para a paz

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Vamos falar da paz de espírito de cada um que resultará na tão sonhada paz entre os homens. E qual a receita para se obter a paz de espírito?

Há que se saber das necessidades e dos limites do cérebro, do estômago e do coração e não exigir demais de nenhum dos três, mas não deixar que lhes falte estímulo necessário.Considerar as traições e falhas alheias como fraquezas. Não falar de coisas que não tenham outra função a não ser aquela de deprimir. Importante é também não opinar contra ou a favor de matérias que se desconhecem, ou de pessoas de que não se sabem os motivos. Imperioso agir sempre às claras. Falar com a certeza justa sem temer os resultados.Imprescindível não fazer promessas que não possam ser cumpridas.

Para construir paz de espírito é preciso conter o ímpeto de tripudiar sobre os vencidos , nas vitórias, e estudar como lição, os erros nas derrotas. Não assinar nenhum compromisso sem a certeza de querer e poder honrá-los. Colocar amor nas coisas que se quer fazer e procurar amar as que se devem fazer, e nunca dizer que se fará amanhã o que não se achou justo fazer hoje. É inteligente não se permitir envolvimento nos erros dos outros e não concordar ser ponto de apoio para que segundos prejudiquem terceiros.É de caráter não falar de ninguém na sua ausência o que não se teria coragem de dizer frente a frente.

Conquistar a paz espiritual exige que se saiba da gratidão sem esperá-la de ninguém; saber da semente certa para plantar o que se quer colher; do respeito que se deve dar para depois receber, de conquistar a confiança que não se deve impor. É preciso ter humildade de, nas estradas da vida, dar passagem ao mais veloz e a habilidade de ultrapassar o mais lento sem derrubá-lo. É importante pagar sempre antes do prazo, e dar um tempo a mais para o devedor. Cumprir as leis para que se possa até gritar contra elas.

Quem quer ter paz de espírito não pode tirar a do outro. Não pode trocar por dinheiro sua crença, seu amor, nem sua opinião. Dever ter a humildade para aprender com quem sabe, e o talento e a coragem para ensinar quem não sabe mas sem nunca humilhar.Deve ter a ousadia de , entre gente em uma briga, provocar primeiro a paz para depois discutir.Não tomar partido em briga de sócio antigo, nem de marido e mulher e fazer que se amem, se entendam ou se separem sem injustiças, se puder.

A receita acima, segundo o autor o Jornalista Helio Ribeiro,um dos maiores nomes do Rádio, é incompleta , mas quem a seguir ficará muito melhor e poderá completá-la fazendo a sua parte para que alcancemos a almejada paz na Terra.

Valcir José Martins é administrador, Maringá- Pr.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Saiba usar o poder de recomeçar

Algumas pessoas apesar de ter a consciência do desperdício...

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...