Já se tornou rotina a imagem de luzes acesas na cidade de Sinop-MT. O desperdício chegou ao ponto de termos uma lâmpada acesa na frente da prefeitura, ao lado da secretaria de cultura e comunicação, do município e outra frente do Banco do Brasil, na principal avenida da cidade, desde dezembro. São apenas duas das várias que existem pelos bairros da cidade.
Enquanto isso a prefeitura ocupa o tempo – que poderia ser usado para tentar solucionar o problema do desperdício na iluminação – dando um péssimo exemplo no desperdício de água. Seria questionável o gasto da água para molhar ruas sem asfalto. É condenável, vermos um caminhão pipa sendo usado para lavar o asfalto da Avenida dos Tarumãs, em pleno período de chuva.
Sinceramente, parece que a nova administração, começou mostrando que ainda não percebeu a importância que tem a preservação e uma administração voltada para questões prioritárias que envolvem fatores ambientais. A administração pública deveria fazer campanhas; inclusive para diminuir o desperdício de moradores que lavam calçadas, mas prefere dar o exemplo daquilo que não deve ser feito.
A foto do desperdício de água, um bem precioso e que se não economizar, vai faltar, pode ser vista no blog: www.clipagemdanoticia.blogspot.com
Magnos Lanes Bauken de Oliveira, contabilista.