A educação é essencial para uma nação, pois é algo que é passado de pais para filhos e de geração em geração, ao contrário do que muitos consideram, pois encontramos quem diga que a educação é responsabilidade exclusiva da escola. Na verdade, a escola é um complemento do que começou em casa, ou seja, a criança aprende com os pais e com tudo o que está a sua volta, portanto os pais devem ensinar a educação a seus filhos. Nisso encaixa o famoso ditado popular “A educação vem de berço”.
Hoje a escola tem uma missão muito importante, pois além de acrescentar à educação do aluno, ela também deve se preocupar com a formação deste indivíduo. É na escola que o aluno aprenderá sua importância na sociedade e o quanto ele pode contribuir para que o mundo seja melhor. Quando fomos crianças alguém nos ensinou a ser o que somos, ou seja, através da educação que recebemos de nossos pais, avós e professores foi-se configurando nossa base axiológica.
Certamente, toda criança recebe em sua infância ensinamentos, mas a mesma aprende muito mais olhando e observando as atitudes das pessoas a sua volta, se os ensinamentos transmitidos a ela não condiz com o que ela vive isso influenciará sua formação.
Podemos dizer então, que todos nós somos responsáveis pelo processo educativo em que os indivíduos se inserem, sempre estamos sendo observados por eles e que, futuramente cuidarão de nosso país e até do nosso mundo. Portanto, devemos sempre acreditar no processo educativo, apostando e acreditando em nossos alunos, valorizando o que eles trazem em sua bagagem de vida, ou seja, seus conhecimentos, suas experiências e assim acrescentá-las para que cada vez mais se sinta parte fundamental no meio social do qual faz parte.
Joseane Santos da Silva é acadêmica do 5º semestre de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Sinop.