Conduzir a Cidade de Sinop é um privilégio e uma satisfação pessoal para qualquer um que goste trabalhar com pessoas porque administrar essa potência instalada em meio a Amazônia Legal é administrar a pujança de gente guerreira e desbravadora que, somente pelo fato de virem fundar e acreditar que um dia isso aqui daria certo já podem ser consideradas vencedoras.
E é diante deste heroísmo que dedico a conquista de mais um prêmio. Prêmio, este, que só foi possível graças à essa perseverança, garra e determinação famílias que não deixaram de acreditar em Sinop um só momento.
E foi vindo de momentos difíceis, pós crise, seguida de várias operações federais desencadeadas aqui, que fui convidado a receber um prêmio promovido pela Gazeta Mercantil, um dos maiores jornais de economia do país. A Gazeta está conferindo a Sinop o título de “Município mais Dinâmico do Brasil – Atlas do Mercado Brasileiro 2008”.
Estar, hoje, entre os 300 municípios do Brasil e o único de Mato Grosso com alto potencial de consumo é uma grata satisfação e que deve ser compartilhada com àqueles que não esmoreceram e permaneceram aqui nos momentos mais difíceis.
Em 2005, quando estivemos na Gazeta Mercantil para receber este prêmio pela primeira vez, tudo eram flores. O município crescia de forma vertiginosa, não sofríamos com operações deflagradas pela Polícia Federal, Força Nacional, Ibama ou Ministério do Meio Ambiente, suplantando aquilo que, para nós, parecia ser a única fonte de renda.
Mas superamos! Temos a capacidade de superação latente em nossas veias. É a capacidade de continuar gerando emprego e é a capacidade de superar o pessimismo daqueles que, por um momento de fraqueza, tentam convencê-los de que não vale mais à pena continuar investindo em Sinop.
Sinop é grande e só consegue se manter em pé porque tem bons pilares de sustentação! Um povo apaixonado por esta terra acolhedora e de boas oportunidades.
Ser reconhecido pela segunda vez, pela Gazeta Mercantil, como um dos municípios mais dinâmico, estando no ranking de potencial de consumo dos 300 maiores e um índice de desenvolvimento humano invejável aos outros mais de cinco mil municípios do Brasil é uma dádiva.
À mim, Nilson Leitão, que até dezembro de 2008 estou à frente da quarta maior cidade de Mato Grosso, é um presente que jamais esquecerei. Vou carregar isso no meu coração pelo resto de minha vida, pois seu valor é inestimável, assim como a minha gratidão à esse povo tão maravilhoso.
Obrigado à todos os cidadãos sinopenses!
Essa é uma conquista nossa!
Nilson Leitão
Prefeito de Sinop