quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Origem da violência: causas e efeitos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Quando Charles Darwin escreveu seu livro “ A Origem das Espécies”, criava um marco nas pesquisas, pois nada se escreve sobre qualquer espécie sem citar a Teoria da Evolução. Foi também para Karl Marx uma grande contribuição, pois quando Marx leu o exemplar de Darwin, logo escreveu para o amigo Engels, “ econtramos o que precisavamos para provar nossa teoria”, referindo-se constatação do materialismo histórico. Se Darwim descobriu a evolução bilogógica das espécies, inclusive o homem, Marx foi quem descobriu a evolução social do homem. Por tanto, falar do homem sem referencias a estes dois “monstros” da ciencia é chover no molhado.

O inglês Charles Darwim, cuja origem era oriunda das castas privilegiadas da Inglaterra, não podia ter um pensamento diferente delas, pois sua teoria baseou-se no Malthusianismo, que em sintese é: as espécies vivem numa constante competição pela vida. Tomas Robert Malthus, exercia grande influencia sobre Darwim, Malthus afirmara que o problema da sociedade seria o excesso populacional e como forma de garantir o acesso aos alimentos, deveria manter-se um número x de habitantes, o restante deveria ser eliminado por guerras ou por doenças, pois a população aumenta em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos cresce aritméticamente. Outra influência sobre Darwim era sem dúvidas o pai do capitalismo, Adam Smith, ao afirmar que a competição entre as pessoas sem a interferencia dos estado, faria com que estas produzissem bens cada vez melhores na busca de consquistar o mercado, e que essa competição selvagem, em suma favorecia às pessoas, proporcionando-lhes bem estar. No entanto, para manter os baixos salários, seria necessário manter um exercitos de desocupados, assim fazer frente à demanda por mao de obra.
Embora o Darwin ser barbudo igual ao Marx, vamos dixá-lo como referencia na questao biológica, pois nas questoes sociais niguém foi tão a fundo como o Alemão Karl Marx.
Marx foi o sociologo que conseguiu através de sua teoria afirmar que o homem evolue socialmente e nessa investigação ele constatou que o comportamento do indivíduo depende do modo de produção de riqueza em que ele vive. Para Marx a humanidade viveu tres modos de produção os quais ele chamou de: 1º Comunismo Primitivo, entre o Homen de Nanderthal até o último período glacial, uns 15 mil anos atrás. 2º Escravismo, entre o último período glacial até o fim do Imperio Romano. 3º Feudalismo. E vivemos no 4º modo de produdução de riquezas , O Capitalismo, cuja característica é a competividade entre os seres humanos, onde os mais fortes ( abastados) possuem todos os privilégios de um bem estar, enquanto os menos “favorecidos” vivem numa luta diária pela sobrevivencia. O sistema atual, nos transforma em inimigos constantes, já por uma vaga de emprego, por um espaço dentro de um ônibus, por atravessar primeiro o semáforo, etc. Assim paulatinamente estamos transformando-nos em macacos, fazendo um caminho inverso na evolução. Basta observar o reality show de maior audiência, o BBB-9 chamado de Grande Irmãos, numa casa onde a intriga, a falsidade e a competição entre os “irmãos” é a tona do programa, pois como disse Marx a sociedade exerce grande influência sobre o indivíduo, ele pensa, ele age de acordo como os padrões sociais. Se nossa sociedade é de competição entre indivíduos da mesma espécie. Pois o que esperamos dela, a não ser a crescente violência. Porém, o próprio Marx afirma que se a sociedade tem influencia sobre o modo de agir das pessoas, elas são partes da sociedade e podem modificá-las.

O recúo da violencia está diretemente ligado a uma nova alternativa de sociedade, e não ao aumento de policiais nas ruas, está ligado à distribuição igualitaria das riquezas, está ligado ao modo de pensar da sociedade, uma sociedade solidária. (No modo atual, a violencia gera lucros, exemplo: venda de segurança particular)

Carlos Veggi é Consultor em Cuiabá e Curioso do Mundo

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

O STF, o Júri e a Vida

A vida é o bem supremo e a base...

Setembro verde: doar órgãos é doar vida

A doação de órgãos é um dos gestos mais...

É possível continuar caminhando

Tudo nesta vida precisa ser muito elaborado, pois é...