PUBLICIDADE

O amigo da onça

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A Onça Pintada, o maior felino das Américas, podendo alcançar 150kg, 1.8m de comprimento, com hábto alimentares carnívoros, no período noturno e crepuscular, sendo veados, capivaras , entre outros. Originalmente, sua distribuição ocorria desde o sul dos Estados Unidos até o Uruguai e os Pampas argentinos.

Em virtude da ocupação humana sua distribuição foi reduzida e ocupada pela exploração agropecuária. Além da distribuição do seu habitat, a caça para a obtenção da pele também contribuiu para a diminuição das populações.
As onças são os únicos felinos que matam sua presa perfurando o crânio com os dentes caninos. Com a resistência de suas mandíbulas, são capazes até de rachar cascos de tartaruga. No Brasil, existem três subespécies, sendo a Panthera onça palustris, a maior delas. São encontradas no Pantanal e podem ser encontradas na Floresta Atlântica, Cerrado e Amazônia. A onça-pintada é um animal territorial. Necessita ocupar um território de 10 a 40km²; variando de acordo com a disponibilidade de alimento e com cada ecossistema.

Aqui em Colíder os moradores da região das comunidades Céu Azul e Menino Jesus (Trevo Ouro Verde), descobriram que uma onça, provavelmente com filhotes estaria habitando em uma reserva de uma fazenda daquela vizinhança e se alimentando de ovelhas e outros animais naquela localidade provocando prejuízos aos criadores da região (mais de cinquenta animais foram presa da onça).

Algumas pessoas mobilizaram no sentido de abater o felino e rumou-se para a fazenda, munidos de instrumentos de caça e cães, porém foram barrados pelo proprietário pecuarista e empresário Téo Donadia que não deu permissão para que os caçadores entrassem na fazenda. Ele disse que a onça é da natureza e é na natureza que ela tem que ficar. “Deixa que ela vá embora por sua própria vontade,” já que a região é vasta e as onças são poucas aliás. em fase de extinção. Uma atitude louvável de homem sensível e defensor do ecossistema. Parabéns Théo.

Elias Alves Aranha é jornalista em Colíder

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...

Cuidando do quintal do vizinho

É curioso observar a hipocrisia de alguns países europeus...