Quero deixar para todos vocês minhas impressões do que foi nossa Assembléia Internacional em San Diego , no período de 18 a 24 de janeiro. Todos os Governadores que nos antecederam, mesmo aqueles de outros Distritos do Brasil ou do exterior, que realizaram seu treinamento nos Estados Unidos, seja em Boca Raton , ou Anahai ou San Diego, sempre nos falavam da grandiosidade de nossa organização. Dos dias memoráveis que jamais serão esquecidos em nossas vidas.
Na verdade tudo nos impressionou muito, não só o conteúdo das palestras que marcavam os trabalhos humanitários e a história centenária de Rotary que nos apresentavam, mas, sobretudo o aspecto, da disciplina dos participantes, do profissionalismo e da organização do evento.
Imaginem um ambiente com mais de 1000 pessoas, de 534 Distritos, oriundos de diferentes Rotary Clubs, dos 33.714 existentes, em 211 países e regiões geográficas de nosso planeta, falando diferentes idiomas, que se viam pela primeira vez, circulando em um hotel sempre às mesmas horas, pela manhã, no almoço, à tarde e à noite, nos mesmos corredores, nas mesmas salas e no mesmo restaurante.
Imaginem que em cada um destes momentos você estava pela primeira vez ao lado de um companheiro e/ou companheira interessados em se fazerem compreender como se amigos fossem de muito tempo, buscando fazer algo juntos, envolvendo seus Distritos ou os Rotary Clubs de seus países ou regiões, pelo ideal comum de servir, de fazer o bem a quem necessita de ajuda, também desconhecido dos dois e tão distante daquele local.
Que organização é esta que sensibiliza as pessoas pela sua forma simples, prática e ética de mostrar aos estranhos que você comunga o mesmo ideal dele. Que obtém êxitos em suas ações sem perder a humildade e a dignidade. Que não distingue cor, credo, ideologias, ou posição política e social de cada um, quando seus objetivos são coincidentes, na busca incessante pelo bem estar social e pela paz.
Nossos dias em San Diego serão memoráveis mesmo pelo companheirismo que se estabeleceu não só entre os 37 brasileiros que lá estiveram, mas também com aqueles que tivemos a oportunidade de estar juntos nas refeições ou durante as reuniões plenárias ou até mesmo nos rápidos momentos do cafezinho.
Rotary nasceu da necessidade do homem se comunicar em um ambiente de amizade, de mútua confiança, respeito e ética, quando à época em Chicago imperava a corrupção e todos os atos que denigrem a imagem do homem e da própria sociedade como um todo. O Lema nos proposto pelo Presidente Ray Klinginsmith de FORTALECER COMUNIDADES – UNIR CONTINENTES nos reporta às suas origens. Não basta ser grande como a Chicago da época para ser uma comunidade forte. É preciso que as pessoas que nela habitam sejam dotadas do nobre sentimento espontâneo de doar, de comungar o "dar de si antes de pensar em si" e de ser solidário com aqueles que mais necessitam.
Não será mero acaso em sua história centenária, completar 105 anos neste dia 23 de fevereiro de 2010. Será sim a reafirmação do sentimento de servir que cada um de nós rotarianos manifesta quando doamos alguma coisa, material ou não, a quem necessita. Este é o diferencial do rotariano. Esta é a característica que nos identifica como homens e mulheres do bem.
Para se constituir em um doador, necessariamente não precisamos ter posses, ser rico, mas ser dotado do sentimento de doar, carinho, amor, amizade e tudo mais que proporcione felicidade e paz às pessoas. Tudo isto reconhecidamente temos feito, pois o mundo seria muito diferente do que é hoje, se ainda ocorresse os 500.000 casos de Poliomielite como ocorria antes de 1985, reduzidos a 2000 casos em 2009, graças ao trabalho de rotarianos, de nossa Fundação Rotaria e todos aqueles que acreditam em Rotary e na sua capacidade de FORTALECER COMUNIDADES – UNIR CONTINENTES, graças à sua universalidade, internacionalidade e credibilidade.
Serafim Carvalho Melo é governador eleito 2010/2011 Distrito 4440