Estão faltando apenas 16 dias para o primeiro turno das eleições gerais deste ano. Tudo leva a crer que a decisão sobre quem deverá ser a próxima Presidente da República deverá ocorrer no segundo turno, provavelmente entre MARINA SILVA e Dilma. Mesmo que o candidato tucano tenha recuperado alguns pontos conforme as últimas pesquisas, parece muito remota a possibilidade de o mesmo chegar ao segundo turno.
Conforme todas as pesquisas das últimas semanas e as mais recentes desta também , existe uma grande possibilidade de que MARINA SILVA seja a vencedora, atendendo as expectativas de mudança por parte de mais de 75% da população brasileira, que anseia por um novo governo que seja mais eficiente, mais transparente, que recoloque o Brasil no caminho de crescimento econômico, com inflação controlada, com serviços públicos de qualidade, com sustentabilidade ambiental, com ética, onde a corrupção seja banida e os assaltos aos cofres públicos sejam punidos com os rigores da Lei, acabando com a criminalidade de colarinho branco e com as quadrilhas que infestam a administração pública, evitando o aparelhamento do Estado brasileiro.
Desde que Marina Silva foi indicada candidata a Presidente, em substituição a Eduardo Campos, morto em uma tragédia aérea, pela coligacao UNIDOS PELO BRASIL, integrada pelo PSB, PPS, PHS, PSL, PPL, PRP e pela Rede e se tornou o fato novo e fenômeno politico eleitoral, quebrando a polarização que até então existia, como de resto existe há mais de 20 anos, na disputa eleitoral, a mesma passa a sofrer toda sorte de mentiras, boatos, meias verdade, calúnias e infâmias por parte dos Candidatos Dilma e Aécio.
O objetivo do PT, de Lula , de Dilma e seus aliados tem sido a tentativa de “descontruir” a imagem e o discurso de Marina, para que possa haver uma grande vantagem no primeiro turno a favor da candidata da situação. Enquanto isso, o objetio dos tucanos e seus aliados é tentar reverter a vantagem de Marina e recolocar Aécio em segundo lugar, conforme as pesquisas indicavam há pouco mais de um mes.
Para tanto, ambos os candidatos e seus seguidores, não titubeiam em mentir para a população, ora “carimbando” Marina como uma pessoa inexperiente e despreparada para o exercício da Presidência; ora tentando ridicularizar a imagem da candidata, sua origem pobre, evanélica e negra e o conteúdo de seu programa de governo, tentado demonstrar contradições em seu discurso e por ai afora. Mas essas táticas não tem surtido efeito, a população continua entusiasmada com Marina.
Todavia, tanto os tucanos quanto Dilma, até o momento ainda não detalharam suas propostas, seus planos de governo e o que pretendem fazer para que o país retome o caminho do desenvolvimento, com justiça, com sustentabilidade, com ética , com transparência e com eficiência, que são as propostas de Marina.
O atual governo não tem demonstrado competência para encarar e vencer os grandes desafios nacionais. Em todos os setores da vida pública os resultados das políticas públicas são pífios, a começar pelos indicadores econômicos, além de estar maculado por sucessivas denúncias de corrupção, cujos símbolos maiores são o MENSALÃO e as NEGOCIATAS na Petrobras, ambos ocorridos nos governos de Lula e de Dilma, demonstrando o envolvimento de integrantes do primeiro e segundo escalão do Governo.
Vários dos dirigentes e poderosos integrantes da cúpula do PT e do Governo Lula/Dilma estão em prisões e penitenciárias no Brasil ou até mesmo no exterior. Como um Presidente ou uma Presidente da República pode eximir-se da reponsbilidade por ter em seu governo ministros e dirigentes de Estatais que participam de quadrilhas de colarinho branco e ainda desejarem continuar dirigindo o país ?
O mais recente espetáculo, deprimente, onde o exPresidente Lula aparece em meio a pelegos sindicais no Rio de Janeiro com o intuito de “defender o pré-sal” que, em tese estaria ameaçado por uma vitória de Marina, sem sequer tocar nos escândalos de corrupção na Petrobrás é a mais pura forma de tentar manipular a opinião pública e não responder `as acusações de corrupção na Estatal. Isto sim está destruido não apenas a Petrobrás como também a imagem do Brasil interna e externamente.
O dia da verdade está chegando, com certeza no segundo turno, os eleitores que no primeiro votarem em outros candidatos que ficarem pelo caminho irão ter MARINA com sua opção para conduzir o Brasil rumo a uma nova etapa de de seu desenvolvimento.
Juacy da Silva, professor universitário, titular e aposentado UFMT, mestre em sociologia
[email protected]
www.professorjuacy.blogspot.com