PUBLICIDADE

Mato Grosso é destaque nacional em gestão de TI

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dizer que o mundo de hoje conseguiria viver sem o uso da tecnologia e do computador, é o mesmo que dizer que o homem não precisa do ar para respirar, seria um absurdo suicida. Tudo gira em torno da informática, sendo o computador o instrumento básico para que se inicie uma arrancada para voar horizontes mais ousados.

O ser humano vê e busca interatividade através da internet para estreitar laços de amizade, mesmo que a distância geográfica persista em ser significante. Prova disso, são as redes sociais. Mas, trocando em miúdos, estou usando as redes sociais apenas para exemplificar a importância do computador e da internet. A verdade é que ele possui outros atrativos tão contundentes quanto a necessidade exige: Sistemas Corporativos ou aplicativos capazes de equacionar ou resolver problemas: sejam eles domésticos, empresariais, autônomos ou governamentais.

Nos dias de hoje, quando se fala em computador, fala-se também em aplicativo, banco de dados, servidor, internet. E o governo, é claro, não poderia ficar de fora desse mundo cibernético, pois por meio dele, se administra melhor, se faz gestão. É nesse ponto, com o uso da tecnologia, que o Estado de Mato Grosso tem atraído gestores públicos de outros Estados, independentemente da distância em que ele esteja, desde que o Sistema Integrado de Planejamento, contabilidade e Finanças (Fiplan) fora desenvolvido, em 2006.

E vai mais longe: Premiado como inovação tecnológica pelo Financiamento de Estudos de Projetos (Finep), é visto como referência nacional e pioneiro na área de planejamento, e recebido diversos pedidos de concessão de outros estados, sendo implantado nos Estados da Bahia e Roraima.

O diretor presidente do Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat), Wilson Teixeira, foi surpreendido pelo Serviço de Processamento de Dados do Governo Federal (Serpro) em Brasília, meados deste mês, quando ficou sabendo que a opinião dos técnicos daquela entidade era unânime quanto ao Fiplan: trata-se de um sistema que utiliza tecnologia de qualidade, e é o esteio da gestão pública que integra orçamento, finanças e contabilidade. Na ocasião o presidente do Cepromat foi viabilizar um convênio de cooperação em tecnologia da informação com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Petrobrás e Serpro,

Na semana passada a diretoria do Cepromat recebeu o gerente de Tecnologia da Informação (TI), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Clênisson Oliveira, os diretores de TI na gestão pública do estado de Rondônia, Dilson Lelis e José Carlos, com assessoramento da equipe da Brasil Soluti. Após a mostra do sistema, os visitantes chegaram à conclusão de que Mato Grosso está à frente dos demais estados e é, por conta do Fiplan, indiscutivelmente, pioneiro na gestão pública orçamentária e conta com uma infraestrutura de qualidade,

Até o momento 16 estados da união visitaram nosso estado em virtude do sistema inovador.

Assim como as redes sociais, que aproxima as pessoas, o Fiplan tem sido "a menina dos olhos" da gestão pública orçamentária em todo o Brasil e, pelo jeito, essa paquera tende a aumentar cada vez mais e por tempo indeterminado.

Gilson Nunes é jornalista em Cuiabá

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

A urgência de combater a violência contra a mulher 

Há algum tempo, uma reportagem na TV trouxe à...

Conviver com a violência

Todo dia recebemos notícias de um conhecido ou amigo...

A sustentabilidade registrada

Em ano de COP29, em Baku e G20, no...

O caso de um pescador…

Atuando em processos em segunda instância no Tribunal de...