Lucas do Rio Verde, a referência de Mato Grosso
Pólo do agronegócio com destaque à produção de grãos em larga escala no Brasil, o município de Lucas do Rio Verde completa 23 anos de emancipação político-administrativa e tem muito a comemorar. Pois, detém um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, é uma cidade desenvolvimentista, que investe em tecnologia para oferecer melhor qualidade de vida aos seus 45 mil habitantes.
A elevada produtividade é orgulho para Mato Grosso. As belezas naturais e o potencial turístico um privilégio da região, que oferece belezas incontestáveis como a do Parque Municipal dos Buritis, do Lago Ernani José Machado, e o próprio Rio Verde, que leva parte do nome do município e ainda é palco do Festival de Pesca Esportiva, a FestLucas.
Tudo isso faz com que a busca do desenvolvimento sustentável seja prioridade. Neste sentido, a atuação da Assembleia Legislativa foi decisiva para a inserção da Lei 9.523/11 do Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE) para normatizar o ordenamento de ocupações. Um avanço que conquistamos a partir de debates feitos em audiências públicas com a participação ativa da sociedade organizada.
Um município que pensa no futuro investe na qualificação da mão-de-obra. É por isso que numa parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, colaboramos com a Fundação de Apoio a Pesquisa e Desenvolvimento Integrado Rio Verde. Além de oferecer cursos profissionalizantes aos jovens.
Numa parceria com o Governo, também foi possível disponibilizar maquinários para o município com o intuito de recuperar vias urbanas e rurais. No social, o Conselho Tutelar da cidade foi beneficiado com um veículo zero quilômetro e computador. Em que pese são pequenas ações diante da grande demanda, sabemos que fazem a diferença no dia a dia dos moradores que dependem desses serviços.
Também trabalhamos por investimentos à área de Segurança Pública, que precisa de atenção redobrada diante do crescimento populacional, atraído pela pujança econômica da cidade. E, para garantir a tranquilidade, a incorporação de mais policiais no quadro de pessoal se faz necessária, assim como a construção da cadeia pública da cidade, hoje em construção, em breve será realidade.
O mesmo acontece com a área de Saúde. Tenho defendido a construção de mais leitos hospitalares e a ampliação de atendimento médico, inclusive, tratamento a usuários de drogas. Uma realidade triste, mas, que infelizmente, faz parte de cidades em franco processo de desenvolvimento. E, é neste sentido que me coloco à disposição como parceiro dos munícipes de Lucas do Rio Verde para que, juntos, possamos reivindicar recursos que promovam ainda mais o progresso deste município que se tornou referência de Mato Grosso.
Parabéns, Lucas do Rio Verde!
José Riva, presidente da Assembleia Legislativa