PUBLICIDADE

Linguagem assertiva

Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor. Palestrante e Professor há mais de 23 anos. Coach e Mentor. Mestre em Educação. Doutor Honoris Causa. Graduado em Administração, Ciências Contábeis (CRC-MT), Direito (OAB-MT) e Economia. Membro da Academia Mundial de Letras.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pratique uma linguagem mais assertiva: “eu posso”, “eu consigo”, “eu sou feliz”, “não há limites para mim”, “ninguém me segura”.

A comunicação tem um papel fundamental para a construção de uma mentalidade melhor, e mais positiva, além de fortalecer o nosso autocontrole.

Quando você está diante do espelho e vê a sua imagem, como você se vê no seu reflexo: você se vê como uma pessoa feia? Alguém que tem dificuldade de aprender? Uma pessoa teimosa e pessimista? Um indivíduo fracassado? Ou você se vê de uma outra forma: um indivíduo lindo? Uma pessoa corajosa? Um ser humano que trabalha arduamente e com felicidade? Que sabe controlar os seus impulsos emocionais? Ou alguém inteligente?

Perceba que nos exemplos citados temos dois campos bem distintos, um com perguntas e inquisições negativas e outro com quesitos positivos. Em qual grupo você está?

A linguagem tem um poder extremamente impactante na nossa vida. A forma como você se comunica consigo mesmo reflete bem o que você é.

A partir do momento em que nos comunicamos com o nosso ser, isso impactará a nossa mente e os nossos pensamentos. Nós sentiremos essa mensagem no lado emocional do nosso cérebro e, com isso, seremos conduzidos pela ação ou omissão daquilo que comunicamos.

Diante disso, a comunicação que você possui com a sua vida reflete os resultados que você gera, por isso é importante que aprimoremos a nossa linguagem. Inclusive indico os meus dois livros sobre comunicação e técnicas de oratória: “Como falar em público com eficiência” e “Como falar em público com excelência”.

Com uma comunicação assertiva, nós seremos mais motivados a manter o autocontrole. Não desanimaremos por quaisquer contratempos. Manteremos a nossa vida com propósitos e sonhos bem delineados.

Ao dizer “não posso”, “não consigo perder peso”, “não consigo terminar o trabalho a tempo”, “é impossível de ser alcançado”, somos levados ao desânimo e ao fracasso iminente. Quando você faz afirmações negativas sem pensar, não quer dizer que você não consegue, mas sim que ainda não conseguiu, porém, se desejar efetivamente, é provável que consiga transformar o “não” em “sim”.

Às vezes, dá a impressão que somos preparados para nos sentir confortáveis com o fracasso. Antes mesmo de conhecer com profundidade o cenário, de estudar, de treinar, de organizar para obter resultados, preferimos ficar na defensiva e achar que não conseguiremos, isto é, matando a nossa linguagem e bloqueando o nosso crescimento.

É prudente que você, a partir de hoje, mude a sua linguagem para uma comunicação melhor e mais saudável. Pense que tudo é possível e que não há limites para aqueles que desejam realizar os seus sonhos, sendo assim, reorganize as frases e mude para: “eu posso”, “eu consigo”, “eu sou feliz”, “não há limites para mim”, “ninguém me segura”.

A linguagem utilizada assertivamente com o seu próprio cérebro proporciona maior autocontrole e, se quiser reafirmar isso, fale em voz alta ou conte para as pessoas, pois assim você firmará implícita e explicitamente um compromisso consigo mesmo e com os outros.

Use e abuse de uma linguagem saudável para aperfeiçoar o autocontrole e reconstruir a sua vida.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Orai e vigiai

A Organização Mundial de Saúde Animal - OMSA confirmou...

Boas práticas na contemplação da natureza

Outro dia, lendo comentários sobre os problemas ambientais que...

Os 100 primeiros dias dos prefeitos

Os 100 primeiros dias dos novos Prefeitos serão de...

Janeiro Branco: Cuidar da mente é cuidar bem da vida

O mês de janeiro foi estrategicamente escolhido porque, como...