domingo, 15/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Liderança: desafios do século XXI

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Podemos dizer que liderança é o esforço de exercer conscientemente uma influência especial, dentro de um grupo, para levá-lo a atingir metas de permanente benefício que atendam as reais necessidades do grupo. A liderança não é uma opção! A crise de liderança não é como a crise provocada pela falta de motoristas, por exemplo. A sociedade está se movendo depressa e mudando rapidamente e nós-sociedade, precisamos ser orientados e liderados. É preciso entender que um líder não nasce feito, a pessoa pode ter um espírito de liderança. O líder deve ser feito, ou seja, capacitado. É claro que algumas pessoas têm mais aptidão para a liderança do que outras, mas tenha certeza de uma coisa, a aptidão sozinha não fará desta pessoa um líder. Ao contrário, se uma pessoa não tem nenhuma aptidão para a liderança, mas possua o ardente desejo de liderar, pode chegar ao sucesso na liderança através das técnicas. A liderança é apenas uma das funções de um gerente. As outras são planejar as ações ou a direção a ser tomada, organizar ou criar os processos e fazê-los funcionar e controlar para assegurar os resultados pretendidos.

Nesse quadro todo, liderar é ajudar sua equipe a enxergar a direção a seguir, motivar e entusiasmar seus colaboradores e estimular o empenho e o comprometimento de cada um. Neste aspecto o líder tem muito de um treinador esportivo na hora do jogo, e nos outros aspectos ele é mais um estrategista e contabilista de resultados. Os desafios de um líder estão em fazer justamente isso: desafiar. Ele deve estar sempre colocando em questão os processos para fazer com que cada um dê o máximo de si. O líder deve ter também um espírito pioneiro, para experimentar novos caminhos, encorajar a inovação e também apoiar pessoas que lhes tragam boas idéias. Outro desafio do líder é demonstrar entusiasmo naquilo que ele faz e nas conquistas da equipe. O líder desanimado ou que não reconhece o progresso de sua equipe, não inspira os outros e nem comemora os resultados logo deixará de ser exemplo para seus liderados. É importante ele entender que liderar não é mandar as pessoas fazerem as coisas, mas sair na frente servindo de exemplo e de norte para sua equipe. Ele precisa também detectar e desenvolver os talentos que encontra na equipe, incentivando e descobrindo em que atividade cada um se encaixa melhor.

Um bom líder é capaz de reconhecer um bom talento e o lugar mais adequado para ele. Outra função do líder hoje é a de identificar as redes de relacionamento entre as pessoas de sua equipe e se aproveitar disso. Todas as pessoas têm amigos e conhecidos que podem ser os talentos que estão faltando na equipe e o líder deve saber extrair esse conhecimento das pessoas com as quais trabalha. Deve também procurar criar em seus colaboradores não apenas um senso de equipe, mas de relacionamento, fazendo com que a equipe se transforme numa rede de relacionamento onde exista harmonia e auxílio mútuo, mas onde seja estimulada também uma competição saudável para que todos busquem sempre criar novos patamares de excelência. A liderança é uma estrada difícil, não asfaltada. Que precisa ser palmilhada com cuidado, atenção e muita humildade.

Auremácio Carvalho é advogado, sociólogo e Ouvidor de Polícia de Mato Grosso.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Saiba usar o poder de recomeçar

Algumas pessoas apesar de ter a consciência do desperdício...

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...