O numeral “8”, com sua forma contínua, que não tem início ou fim, é associado ao conceito de infinito, à eternidade e à transcendência.
A celebração da Páscoa pela comunidade Católica tem um significado próximo, pois nos lembra do reinício, a ressurreição, a vida eterna. É um momento de reflexão sobre a continuidade da vida e a vitória do espírito sobre a matéria.
É muito significativo que nosso Papa Francisco tenha partido aos 88 anos durante as celebrações da Páscoa católica. É quase um eco do simbolismo ligado à celebração Católica e ao símbolo do Infinito.
Com humildade e coragem o Cardeal Jorge Bergoglio fomentou a ideia de que o amor e a compaixão são forças infinitas, capazes de transformar a vida.
Sua partida durante a Páscoa é um lembrete poderoso de que, mesmo na morte, há renovação e esperança, e que o ciclo do amor e da fé nunca se rompe. É uma mensagem de que sua missão e seus ensinamentos não terminam com sua partida física, mas precisam inspirar gerações futuras, num ciclo de perpetuação.
Aos 88 anos, Jorge Maria Bergoglio encerra sua jornada terrena, deixando um legado que precisa seguir inspirando e guiando a humanidade.
Esse diálogo, que não tem relação com religiões, ecoará no debate humano por muito tempo.
A Páscoa é a promessa de reinício. O número 8 lembra a ligação vital ente início e fim.
Jorge Maria Bergoglio, com sua vida humilde e dedicada aos vulneráveis, aos 88 anos de idade parte deixando a clara mensagem de que a vida é um ciclo eterno de amor e renovação.