Para desenvolver bons leitores é preciso, desde cedo, incentivo principalmente, das famílias. Para se ter o hábito de leitura na educação infantil, deve-se oferecer leituras prazerosas e variadas, fazendo a leitura de interpretação do mundo em que a criança vive, no qual ela está inserida socialmente.
Os professores também têm um papel importante para o incentivo à leitura; eles precisam desenvolver projetos atraentes, como por exemplo, as rodas de leituras que podem ser eficazes em qualquer idade. Para que isso aconteça o professor deve ser o mediador de tudo, fazendo com muito carinho e boa vontade e não apenas por obrigação ou porque a escola exige. Só assim será possível formar leitores para a vida toda.
A leitura infantil é um dos fatores para que a criança consiga buscar a sua realização, fazendo com que as novas gerações criem uma responsabilidade quanto à mudança de seus hábitos, de maneira que o hábito da leitura seja realizado desde os primeiros anos de idade, ajudando a contribuir na sua formação em todos os aspectos.
A leitura é, sem dúvida, enriquecedora do conhecimento, pois é a partir dela que podemos desenvolver a linguagem oral e a escrita.
É através da leitura que temos condições para compreender o mundo, ela nos faz entender o que realmente está escrito; também nos informa o que acontece ao redor do mundo, fazendo com que o ser humano tenha uma visão diferente e ao mesmo tempo dando autonomia para que possa expor sua opinião ou, até mesmo suas críticas. Faz com que possa refletir dando um raciocínio mais claro e lógico, e na Educação Infantil melhora o desenvolvimento cognitivo da criança, que por sua vez torna-se capaz de opinar e decidir com segurança seus objetivos.
Para que isso ocorra é necessário que o professor faça uma seleção de bons livros de literatura, que tenha um texto apropriado e ilustrado que motive a criança o interesse pelo livro. Assim ela terá a compreensão dos dois mundos, e saberá qual é realidade ou fantasia que nele estará escrito.
Bibliografia:
MARICATO, A. O prazer da leitura se ensina. Revista criança do professor da educação infantil. DPE / Set. 2005, p. 18 a 26.
Por: Cristiane da Silva Pinto
5°Semestre de Pedagogia
E-mail: [email protected]
* Este texto foi produzido para a disciplina Língua Portuguesa para o Início da Escolarização, do Curso de Pedagogia (UNEMAT/Sinop), sob orientação da profa. Dra. Leandra Ines Seganfredo Santos.