PUBLICIDADE

Juscelino Kubitschek, o brasileiro do século

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Juscelino Kubitschek, o brasileiro do século

 

Quero homenagear, hoje, um dos políticos brasileiros mais notáveis, admirados e queridos do século XX: o ex-presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira. Sua trágica morte completa 34 anos nesta semana, dia 22 de agosto, no qual um acidente automobilístico na estrada entre Rio de Janeiro e São Paulo, em 1976, tirou a vida do ‘Brasileiro do Século’.

Logo após o suicídio de Getúlio Vargas, Kubitschek se deparou com a missão de governar o país e, em 1955, JK foi eleito presidente da República, por votos diretos com uma pequena diferença de apenas 6% de vantagem sobre Juarez Távora. Sua campanha foi baseada no Plano de Metas com 30 itens, no qual a principal delas foi a construção de Brasília.

O popular JK executou esse projeto em apenas cinco anos no Governo do país,e marcou o Brasil com a construção da Capital Federal, que tinha como objetivo desenvolver o interior do país e integrar os Estados.

Ele foi um político diferente de todos que já passaram pela Presidência da República. A jovialidade e o bom humor transformavam completamente as cerimônias oficiais que aconteciam na Capital Federal. A tolerância e a paciência sempre foram seus pontos fortes no jogo do Poder, e o respeito às regras, leis e constituição sempre predominaram em todas as esferas na qual prestou serviços à sociedade, como deputado Federal, prefeito e Senador por Minas Gerais.

Ele é considerado um dos maiores estadistas brasileiros e promoveu, durante o regime democrático, o maior índice de crescimento econômico do país. Com otimismo, promoveu grandes mudanças no Brasil, enfrentou o desafio e proporcionou aos brasileiros a confiança de termos um Brasil melhor.

 

Nilson Leitão foi deputado estadual, vereador e prefeito de Sinop por oito anos.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...

Cuidando do quintal do vizinho

É curioso observar a hipocrisia de alguns países europeus...