Nestes 30 anos de emancipação política de Juara, não consigo comemorar sem me emocionar. Me lembro que foi em Juara que nasceu em mim essa vontade ferrenha de fortalecer os municípios mato-grossenses politicamente, usando a legislação e o trabalho público para transformar a realidade de nossos cidadãos. Foi em Juara que tive certeza de que a política só tem razão de existir se for usada como ferramenta de transformação social. E isso trouxe luz à minha vida e à vida de milhares de pessoas em Mato Grosso. Por isso, sou tão grato a este município, a esse povo trabalhador, ao juarense que, junto comigo, teve a certeza de que dias melhores viriam!
Assim emocionado, volto a 1983, quando assumi a Prefeitura de Juara, como primeiro prefeito eleito pelo voto direto, e com uma carga de responsabilidade e trabalho que eu ainda não mensurava: além de montar a prefeitura, eu tinha ainda o desafio de fazer dali um município próspero, oferecendo qualidade de vida, trabalho e futuro para as dezenas de famílias que ali chegavam diariamente. Topamos o desafio…, sofremos, lutamos, vencemos muitas vezes, perdemos outras, mas hoje, tantos anos depois, tantas administrações depois, vimos que Juara prosperou, cresceu, se modernizou, e já oferece ao seu cidadão qualidade de vida e oportunidades.
A primeira conquista administrativa que tive como prefeito, foi a energia 24 horas – naqueles idos, com energia movida a óleo diesel, e com a cidade recebendo novos moradores a cada dia, ainda tínhamos lamparinas, lampiões a gás e velas em todas as casas. Energia mesmo, algumas vezes por dia, inclusive no período noturno. Foi uma luta para que César Cals, então ministro de Minas e Energia, nos outorgasse a licença para produção de energia 24 horas! E a luta começou lá do começo mesmo, fazendo o ministro a-cre-di-tar que Juara existia, que eu era seu prefeito, que tínhamos milhares de habitantes, e que já éramos um pólo de produção na Amazônia mato-grossense! Ainda hoje me lembro da grande vitória que foi poder iluminar casas, comércios e indústrias 24 horas por dia, e as consequências benéficas da energia para o município.
Durante os 6 anos em que fui prefeito, me deparei não apenas com as necessidades infraestruturais deste município tão jovem, mas também, e principalmente, com a necessidade urgente de sermos inseridos no contexto político, econômico e sociocultural de Mato Grosso, que mal sabia de como sofríamos nos 700 km de estrada de chão, para chegar à Capital com um doente; que mal sabia que apenas uma escola estadual não bastava para a demanda anual de alunos que tínhamos, que mal sabia como era difícil, para qualquer um de nós, cidadão, compreender porque os impostos que pagávamos não valiam tanto quanto o que se pagava em outras cidades.
Mas com o tempo, ganhamos segurança e confiança no trabalho a ser executado, e trouxemos mais cidadania e crescimento para a cidade: construímos as galerias de águas pluviais e asfaltamos o primeiro trecho da Avenida Rio Arinos (cerca de 22 mil metros de asfalto) ; iniciamos o abastecimento de água tratada; implantamos telefone na cidade, porque até então (e isso já era 1988) o único jeito de nossa gente se comunicar com outras cidades e estados era através de rádio amador (e de um Posto de Serviço de telefone com filas intermináveis!); construímos mais de 3,8 mil metros de pontes em nossas estradas vicinais, e, com ousadia, implantamos mais de 40 escolas municipais na zona rural e urbana, arrefecendo um pouco a grande demanda que nossa jovem população tinha por escolas. E ainda temos outros benefícios, que ainda hoje são instrumentos de cidadania, como a instalação da Comarca, do Ciretran, do Ibama, e por aí afora.
A partir de 94, começo minha atuação como deputado estadual, convicto de ser o representante do nosso povo, e de que os municípios precisavam ser fortalecidos e respeitados. Conhecedor das deficiências que Juara ainda tinha, tentei sanar algumas delas através do meu mandato. Foi assim que conseguimos instalar a Unemat em Juara – o único campus instalado nos últimos 15 anos! Levamos também a ponte de concreto sobre o Rio Arinos, que terminou marcando o início das boas intervenções do Governo Estadual no município.
Muitas coisas vieram na sequência dos anos: o asfalto entre Juara – Novo Horizonte do Norte – Porto dos Gaúchos, integrando o Vale do Arinos; mais escolas estaduais, a Escola Técnica; construção de creches; emendas destinadas para asfaltamento urbano, consertos e construção de pontes, cascalhamento de estradas vicinais. Trabalhamos também pela saúde, com a criação da Regional de Saúde, e pela construção do Hospital Municipal.
Mas Juara não está pronta! Diariamente, a formação da população, a expectativa do setor produtivo, e o futuro da juventude, nos mostra os novos desafios que temos a cumprir. Entre eles, ressalto a meta do programa "Juara 100% Asfaltada", que já está em andamento. O asfaltamento da Estrada da Baiana, em sua totalidade, é um objetivo que perseguimos há mais de 20 anos, mas que não desistimos nunca de concretizar, e que brevemente será uma realidade para o morador de Juara.
Criar novos cursos para Unemat significa muito para nós e para Juara – é nesta universidade que está o futuro da maioria de nossa população, e ela tem que ser construída para oferecer oportunidade de conhecimento e trabalho para a população. Reestruturar a rede de Saúde também é uma meta que temos, inclusive porque sabemos que temos que devolver ao cidadão um mínimo de cidadania e respeito! Concluir o asfaltamento do Aeroporto local também é questão fundamental para nós, porque a finalização desta obra vai ajudar a abrir Juara para o estado, para o país, para o mundo!
Seremos incansáveis no sentido de transformar Juara em um grande pólo comercial, em um município gerador de emprego e renda; e o fomento à agricultura e ao agronegócio, sob o viés da sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, serão garantias de um futuro seguro, fazendo com que tenhamos um município cuja economia estará fundamentada em bases sólidas e duradouras.
Juara significa muito na minha vida. Significa berço, carinho, emoção, luta, vitórias, amizades, desafios, conhecimento, conquistas. Juara me traz o sentido da família, do lar, do "se ter para onde voltar". Juara é o município que vi nascer, e pelo qual, sem uso de bandeira político-partidária, quero contribuir pelo resto de minha vida!
Parabéns a Juara e, principalmente, a seu povo "teimoso", que nunca desistiu de fazer dela, uma grande cidade!
· José Riva, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e primeiro prefeito eleito de Juara