Entre os dias 16 e 24 de fevereiro ocorrerão as inscrições para as vagas nas universidades brasileiras via o Sistema de Seleção Unificada (SISU), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Saber esse prazo é algo muito importante, mas o que mais os estudantes precisam saber? Esse texto é direcionado para aqueles estudantes considerados como de baixa renda, ou seja, aquela pessoa que se dedica ao estudo, se esforça, mas que a família não tem condição de ajudar a cursar uma universidade. E agora o que fazer? Pois leia com atenção!
Embora as universidades sejam públicas, se manter em uma capital ou uma grande cidade muitas vezes demanda uma quantidade de dinheiro que muitas famílias não possuem. Porém, o que muitos estudantes não sabem, é que as universidades em geral possuem políticas específicas que visam auxiliar os estudantes de baixa renda.
A existência de restaurantes universitários, de casas de estudantes, de programas de auxílio moradia, de auxílio permanência, auxílio alimentação entre outros, ajudam estudantes que não possuem condições financeiras, a conseguirem cursar um curso superior. Porém a quantidade de vagas em cada uma destas políticas em cada universidade varia, ou seja, as vezes alguma outra instituição mais distante possui uma estrutura melhor de suporte que a universidade que está no seu estado.
As universidades possuem restaurantes universitários (RU), com preço acessível, normalmente inferior a 5 reais por refeição. O auxílio alimentação em geral é um valor pago aos estudantes de baixa renda para custear as refeições no RU.
Uma casa dos estudantes pode ser sua futura moradia. Porém fique atento a quantidade de vagas oferecidas em cada universidade. Enquanto alguns lugares não possuem casas, em instituições como a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) existem 518 apartamentos para atender os estudantes de baixa renda durante a graduação. O auxílio moradia é uma forma alternativa à casa dos estudantes. Nesta modalidade, a universidade fornece um auxílio para ajudar o estudante a pagar o aluguel.
O auxílio permanência é um valor de 400 reais por mês pago pela universidade para que o estudante consiga sobreviver durante a graduação. Para os estudantes que entram na universidade em vagas destinadas à indígenas e quilombolas o valor é de 900 reais.
No dia 28 de fevereiro sairá o resultado da primeira chamada do SISU, mas se você não passar, não esqueça de manifestar interesse na lista de espera, pois muitas pessoas passam, mas não fazem a matrícula, e por causa disso, em muitas universidades sobram vagas em vários cursos. Então caso não seja aprovado de imediato, manifeste o seu interesse na lista de espera e acompanhe o processo de seleção.
Agora você já sabe, se você é um estudante de baixa renda, ou conhece alguém neste perfil, que se dedica ao estudo e sonha entrar em uma universidade, antes de fazer a seleção da universidade, olhe também as políticas que a universidade que você deseja possui para te ajudar a conquistar o seu tão sonhado diploma. Para receber esse suporte da universidade ao longo de todo curso, basta fazer a seleção para os auxílios quando entrar na universidade e ser um bom aluno ao longo do curso.
Durante o tempo em que cursei geologia, contei com várias das políticas de assistência estudantil que citei. Porém sei que muitos estudantes não sabem que as universidades federais possuem estes tipos de apoio. E por isso, nem se quer tentam entrar na universidade. Então se você chegou até aqui neste artigo, ajude a divulgar essas informações e poderá ajudar a mudar vidas, por meio do acesso à educação pública de qualidade.