sábado, 7/setembro/2024
PUBLICIDADE

Hoje é Dia Nacional da Saúde, existe o que comemorar ?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Dia Nacional da Saúde é celebrado em 5 de agosto. Mas temos mesmo algo a comemorar?
Nossa Constituição Federal de 1988 determinou ser dever do Estado garantir saúde a toda a população. Para tanto, criou o Sistema Único de Saúde (SUS), um sistema, composto por muitas partes e por mais diferentes que pareçam, tem uma finalidade comum: cuidar e promover a saúde de toda a população, melhorando a qualidade de vida dos brasileiros.

Infelizmente nos dias atuais nossos governos Federal, Estadual e Municipal não valorizam nem o SUS nem seus trabalhadores, o resultado é o total abandono à Saúde Pública, provam dia após dia que não tem competência e sensibilidade necessárias para tratar da Saúde, ou seja, não tem tato pra cuidar e gostar de gente, gente que precisa do serviço público pago com caros impostos.

No artigo do meu amigo Helder Umburanas, odontólogo, ex secretário de saúde e de governo de Sinop, recordava que em campanha eleitoral o atual gestor sinopense inflamava seu discurso de que o Hospital que ele recebeu pronto abriria em questão de meses de gestão, pois segundo o atual prefeito faltava vontade política, já se passaram mais de 2 anos e oito meses, o Hospital foi cedido ao Estado e sem data para ser disponibilizado para sociedade de Sinop e região, o hospital está apodrecendo e praticamente fechado. Num passado recente, pacientes tinham de sair de Sinop com destino ao Hospital Regional de Sorriso em busca de tratamento, três ônibus lotados de pacientes, ou ainda o uso de cheque “calção” no balcão dos hospitais particulares de Sinop, para garantir atendimento a pacientes agonizantes, está triste realidade voltou na atual administração.

Com 4 meses de gestão o ex-prefeito, hoje deputado Federal pelo PSDB Nilson Leitão, fez valer os investimentos feitos pelo seu antecessor Dr. Adenir  Barbosa e com objetivo maior de melhorar a Saúde Pública em Sinop, abriu o Pronto Atendimento de Sinop (PA), qual recentemente comemorou 10 anos prestando serviços à sociedade e salvando vidas.

Hoje virou rotina reclamações devido à péssima qualidade de saúde no Pronto Atendimento sinopense, devido principalmente a falta de infra-estrutura e valorização dos servidores. Há dez anos o governo de mato grosso não constrói um único hospital regional em nosso nortão, mas a arrecadação do FETHAB e outros tributos não param de crescer.

 

Recentemente aproveitando os holofotes da Exposição Agropecuária de Sinop o governador Silval Barbosa e o prefeito Juarez Costa assinaram segundo eles, convênio para liberação de R$ 10 milhões para equipar o Hospital de Sinop. Os recursos serão do Ministério da Saúde para comprar blocos cirúrgicos, equipamentos de laboratório e etc, mas ontem a notícia, somente ano que vem, que é eleitoral o recurso será liberado. Que tristeza, que absurdo, o povo terá de esperar na fila do infinito discurso.

Acontece que na ultima terça-feira (02/08), após dez anos do início de sua construção, o Hospital Estadual Metropolitano "Lousite Ferreira da Silva", o 1º do grupo que governa Mato Grosso há quase 10 anos, foi entregue a população de Várzea Grande e na ocasião o ministro da Saúde, Alexandre Padilha verdadeiramente, assinou o termo autorizando o repasse de R$ 10 milhões ao governo do Estado, que ainda irá proceder à chamada pública para contratação de uma Organização Social de Saúde (OSS) para gerenciar a unidade hospitalar.

Resumindo, nosso hospital pronto desde 2008 provavelmente deva funcionar em 2012 sem data certa, enfim vão empurrando com a barriga e a última previsão feita de abrir o hospital até o fim deste ano, mais uma inverdade.

O fato é que omissão e incompetência das autoridades fizeram com que a Saúde Pública brasileira viva na UTI cronicamente, e nós que ainda não estamos doentes, fiquemos anestesiados com tudo isso. Não critico ou cobro vara de condão para fazer mágica na saúde, mas cobro a demonstração de atos concretos no priorizar do tema em mato grosso e em Sinop.

E diante disto volto a te perguntar, nesse dia 5, Dia Nacional da Saúde, temos o que comemorar?

O “Dia Nacional da Saúde”

O “Dia Nacional da Saúde” é comemorado em 5 de agosto como homenagem ao famoso médico Oswaldo Cruz, nascido em 5 de agosto de 1872. Ele foi o pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil.

Fernando Assunção é Vereador, 2 Secretário da Câmara de Sinop e Vice Presidente do PSDB em Sinop

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

É possível continuar caminhando

Tudo nesta vida precisa ser muito elaborado, pois é...

Viver no par ou no ímpar

No mundo da realização só tem espaço para aqueles...

Um Alfa de si mesmo!

A mente humana é a fonte de poder mais...

O nosso interior nos faz prisioneiros

Temos duas histórias, a visível e a invisível, uma...