PUBLICIDADE

Guardiões da floresta: um legado de honra e progresso

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

É grande a satisfação ao ver projetos realizados. Promadeira 2.010 é um conjunto de planos que vinham sendo construídos há anos e nesta edição da maior feira de madeira tropical da América do Sul se tornam realidade. Ressalto aqui a organização da feira. Batemos todas as metas e conseguimos alcançar os resultados esperados.

Dentre os grandes sonhos realizados nesta edição está a exposição Memorial Guardiões da Floresta, que há mais de cinco anos os diretores do Sindusmad vislumbravam e que agora vemos realizada. O nome escolhido para o projeto é o resultado de nosso principal objetivo ao assumir a diretoria do Sindusmad, em 2.007, que é mostrar à sociedade a verdadeira face do setor de base florestal de Mato Grosso, que detém industriais protetores da floresta, os verdadeiros guardiões. Estamos mostrando ao mundo que não somos os vilões, como pregaram e convenceram a sociedade que éramos. No entanto, passamos da imagem de vilões para guardiões, aquela sementinha que plantamos já tem dado frutos e a sociedade tem começado a nos ver como realmente somos, um setor que fomenta a economia de grande parte das cidades do Estado, gera divisas, leva Mato Grosso ao mundo, luta pelo crescimento ordenado e, acima de tudo, mantém a floresta em pé, perpetuando a atividade madeireira e deixando um legado de honra e progresso para as futuras gerações.

Convencer o mundo de nossos verdadeiros ideais passa pela prova de fogo de confirmar que só os grandes vencem e isso hoje evidenciamos com a história do setor no Estado. Fomos buscar a trajetória dos que compunham o segmento desde o início em Mato Grosso e, não há como contestar, a indústria madeireira é sim a responsável pelo boom do Estado. Seus personagens pioneiros têm em comum uma meta: preservar a floresta.

Ao contar suas histórias e valorizar o trabalho guerreiro que os guardiões da floresta fizeram em Mato Grosso concluímos que nossa luta é mais do que sustentável e, por isso, na exposição comprovamos a sustentabilidade da madeira mostrando que a madeira é a matéria prima mais ecológica que existe e que o setor de base florestal foi o grande responsável pelo desenvolvimento do Estado.

Ao finalizar, mais uma vez, queremos que a sociedade compare a exploração de outras matérias-primas e a da madeira. Existe outra matéria prima mais ecologicamente correta que a madeira?

 

* José Eduardo Pinto é presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad)

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...

Cuidando do quintal do vizinho

É curioso observar a hipocrisia de alguns países europeus...