"O professor que atua precisa tornar-se leitor porque as crianças aprendem a ler com os gestos de leitura do outro." Rosana Becker.
Faço parte de uma geração que não teve o incentivo a leitura, e em consequência da baixa escolaridade dos meus pais acredito que por isso em minha casa não havia livros, e não me recordo de ver meus irmãos mais velhos lendo algum livro. O meu contato com os livros se restringia a cartilha da escola para ensinar a ler e escrever. A falta de hábito de ler causou-me dificuldade de escrita e interpretação de textos e de expressar minha opinião sobre determinado assunto.
Hoje a escola tem um papel fundamental neste processo de aquisição do hábito de ler, que tem início na Educação Infantil com o incentivo por parte dos educadores para que as crianças adquiram o gosto pela leitura. Segundo Rosana Becher (2006) "o professor que atua precisa tornar-se leitor porque as crianças torna-se leitores porque as crianças aprendem a ler com os gestos de leitura do outro".
Este processo é facilitado com novos materiais com que são confeccionados os livros tais como tecido, plástico, MDF etc. o que facilita o manuseio dos mesmos pelas crianças sem danificá-los, já que os bebês têm o hábito de levar à boca tudo que tocam. As cores vivas das ilustrações, letras maiores e sons aguçam ainda mais a curiosidade das crianças.
Acredito que o envolvimento desde cedo com materiais de leitura tais como jornal, revista, gibis, revistas, livros e etc., trarão grandes benefícios aos alunos tanto na escola quanto na vida. O incentivo dos educadores, lugares propícios para leitura, bons livros e adequados a cada faixa etária e o envolvimento da família são requisitos fundamentais para que a criança adquira o gosto e o prazer pela leitura.
Referências:
MARICATO, A. O prazer da leitura se ensina. Revista criança do professor da educação infantil. DPE / Set. 2005, p. 18 a 26.
Helenice Lucatelli da Costa é acadêmica do 5º semestre de pedagogia, e-mail [email protected]
Este texto foi produzido para a disciplina de Língua Portuguesa para o Início da Escolarização, do Curso de Pedagogia (UNEMAT/Sinop), sob orientação da profa. Dra. Leandra Ines Seganfredo Santos.