PUBLICIDADE

Formação do jovem

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A educação nos dias de hoje tem se tornado uma tarefa muito difícil. Isso não se caracteriza somente no âmbito das escolas, como se vê por aí, nas quais professores têm sofrido na pele a deseducação de seus alunos.
A educação deve ter início desde o berço, pois quem diz que criança não aprende, engana-se. Ela inicia seu aprendizado desde o nascimento.
Muitos pais, por comodismo ou mesmo por ignorância deixam seus filhos à vontade, não lhes dando os limites necessários que farão a diferença na condução de suas vidas durante o crescimento.
Toda sociedade tem suas regras e, a criança que cresce sem limites terá problemas em aceitar as regras impostas por qualquer que seja o segmento. Crescerá achando que todos devem se dobrar as suas vontades e caprichos, manipulando os pais para que assim seja.
Uma grande proporção de pais deixa seus filhos à frente de programas de televisão ou computadores que trazem mensagens violentas, levando-os a acharem normal quando se depararem com cenas desse tipo na vida real..
Outro fator relevante nas atitudes de alguns jovens hoje, é a falta de companheirismo dos pais, causado pela correria do dia-a-dia em busca do sustento, deixando de acompanhar a criação dos mesmos, suas amizades e os lugares que freqüentam, até que algo aconteça para lhes despertarem para a situação, muitas vezes surpresos por não conhecerem os filhos que têm.
Há muitos pais que não dão bons exemplos e querem que seus filhos sejam pessoas de bom caráter, o que nem sempre acontece, salvo, algumas exceções.
Há uma pequena confusão no que se refere aos direitos e deveres dos jovens e adolescentes, de acordo com algumas interpretações da legislação, pois entende-se que os mesmos só têm direitos e os pais somente deveres, não podendo corrigi-los ou discipliná-los com um pouco mais de severidade.
Segundo Paulo Freire, tanto pais quanto professores encontram-se em meio a uma educação rígida e outra liberal, portanto, sem saber qual utilizá-la, porém, ele complementa, que caso não se saiba qual delas é melhor, deve-se utilizar aquela que lhes foi ensinada pelos pais, pois assim fazendo saber-se-á onde vai dar.
Sendo assim, é necessário que cada pai fique atento ao comportamento do filho e, principalmente, lhe dê todo amor possível. Certamente ele terá um bom caminho a seguir.
Mirian Mendes

Miriam Mendes é servidora pública estadual em Sinop

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Saiba usar o poder de recomeçar

Algumas pessoas apesar de ter a consciência do desperdício...

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...