Em resposta a Daniel Fiel – Estudar é um trabalho? 23 de março de 2007 – 15:26 hrs
Lendo artigo escrito por Daniel Fiel senti a necessidade de comentar um pouco sua opinião sobre os cursos de mestrado e doutorado. O que mais chama atenção no texto escrito é a insistência do autor taxar um estudante de pós como no mínimo irresponsável – fica claro que um mestrando/doutorando, de acordo com o autor, nada mais é que um mero ocioso que leva uma boa vida indo à festas sem produzir absolutamente nada!
Perguntas a Daniel Fiel? Você sabe o que é um curso de doutorado? Você é ciente sobre as obrigações de um estudante desse âmbito de qualificação? Você tem idéia das contribuições que a pesquisa, vinculada aos cursos de strictu senso, trouxe para o Brasil e o mundo?
Então Daniel. É muito triste perceber que alguém em 2007 tenha uma opinião tão restrita sobre educação. Abra um pouquinho a sua mente, e olhe para as grandes nações, os países exemplos de desenvolvimento, busque em um contexto histórico-social como a educação influenciou, e ainda influencia, todo esse desenvolvimento acumulado.
Educação é primordial – toda a tecnologia que você faz uso (incluindo a interface que você usou para escrever o texto para o Só Notícias) é fruto de uma pesquisa realizada, muitas vezes, pelos estudantes de mestrado/doutorado que buscam soluções para um mundo melhor, em qualquer que seja o aspecto!
O maior lucrador com o desenvolvimento de uma pesquisa não é o pesquisador, mas sim a sociedade. Tenho certeza que você já consumiu um medicamento desenvolvido por um doutor, utilizou um equipamento eletrônico proveniente de pesquisa intensa, ou até teve sua opinião sobre algum assunto questionada por conta de descobertas provenientes de alguma dissertação ou tese de doutorado – mesmo que não saiba!
Se o mundo pensasse como você estaríamos crendo ainda que a terra era plana e o mundo seria, com toda certeza, um meio muito mais irracional!
Procure se informar – eu tenho plena convicção da sua falta de informação sobre o que é um curso de mestrado ou doutorado.
Marcos Jacinto doutorando IQ-USP
[email protected]