Hoje, 15 de Outubro é dedicado `as professoras e o professores, profissionais que contribuem de maneira fundamental para a formação de crianças, adolescenes, jovens e adultos possibilitando a todos caminharem pela vida e buscarem seu espaço na sociedade.
Somente quem é ou quem foi professor ou professora sabe o tamanho deste desafio, as angústias, os dissabores, as decepções, as incompreensões e também as esperanças na busca do conhecimento, para que através dele o país possa desenvolver a ciência e a tecnologia, instrumentos necessários para o progresso de todos e preparer as pessoas para um Mercado de trabalho em transformações tão rápidas, fruto do avanço tecnológico.
Com certeza, nós, professores e professoras já ouvimos tantos discursos endeusando nossa profissão, principalmente de nossas autoridades que, de forma demagógica não oferecem as condições para que a educação seja de fato uma prioridade ou a prioridade número um em nosso país.
Enquanto autoridades e politicos corruptos tecem loas, elogios `a importância da educação que, deveria ser pública, universal, gratuita, laica e de qualidade, os orçamentos públicos demonstram uma realidade bem diferente. Por falta de recursos de toda ordem, convivemos com escolas caindo aos pedaços, crianças transportadas em onibus, caminhões velhos, verdadeiros paus de arara; laboratórios totalmente sucateados, salas de aula sem as mínimas condições, insegurança e violência que afugem alunos e docentes e demais trabalhadores da educação, mal pagos, sem perspectivas de uma carreira digna do papel que representam na sociedade. Universidades públicas totalmente sucateadas, sem perspectivas de um futuro que lhes proporcione dar o salto qualitative rumo ao futuro.
Com toda certeza, vamos e já estamos recebendo milhares de parabens pelo DIA DOS PROFESSORES E DAS PROFESSORAS. Mas, com toda certeza, seria muito mais interessante e edificante que, ao invés desses falsos elogios nossos politicos, nossos gestores, nossas autoridades, prefeitos, vereadores, governadores, deputados estaduais e federais, senadores e presidente da República, deixassem a demagogia, a dissimulação, as mentiras e a enganação e dotassem a educação com mais recursos orçamentários, que a carreira docente fosse uma carreira de estado, com perspectivas de uma vida mais dígna e atraente.
Somente assim poderiamos ter escolas de tempo integral, que a qualidade do Ensino fosse compatível com os desafios que o país enfrenta perante um mundo em transformações científicas, tecnológicas e econômicas. Não Podemos continuar sendo um país produtor de matérias primas de baixo valor agregado e consumidor de tecnologias de ponta; onde as relações de troca com o resto do mundo nos deixam na eterna condição de país subdesenvolvido ou emergente.
Somente com educação de qualidade vamos transformar nosso país e nossa sociedade, possibilitanto um desenvolvimento sustentável, com justiça social, com mais ética na política, mais eficiente , mais competitivo e com a verdadeira igualdade de oportunidades para todas as pessoas deste país.
Neste DIA DO PROFESSOR E DA PROFESSORA, a grande homenagem que o Brasil pode prestar a milhões de pessoas que, de forma abnegada e com muito sofrimento ainda se dedicam a este papel, seria proporcionar uma reflexão verdadeiramente crítica sobre a situação da educação, de forma abrangente, em cada município, em cada estado e no país como um todo.
De belos discursos, palavras vazias de significado nós, professores e professoras já estamos mais do que cheios. Chega de demagogia e mentiras oficiais! A melhor homenagem que o Brasil pode prestar aos professores e professoras é fazer uma verdadeira revolução na e através da educação.
Juacy da Silva, professor universitário, titular e aposentado UFMT, mestre em sociologia, articulista e colaborador de jornais, sites, blogs e outros veículos de comunicação.
Twitter@profjuacy
www.professorjuacy.blogspot.com
[email protected]