PUBLICIDADE

Custo Brasil e competitividade

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Como estamos em plena campanha eleitoral com vistas `a escolha de prefeitos e vereadores no Brasil inteiro seria bom que a população, princialmente os eleitores, pudessem refletir um pouco mais sobre nossa realidade política, econômica, social, cultural e institucional. Dois outros fatos dividem os espaços dos meios de comunicação e da opinião pública com as promessas dos candidatos. Refiro-me ao julgamento do MENSALÃO e os trabalhos da CPMI do Cachoeira, já que entre esses dois fatos, vários outros casos escabrosos de corrupção no Governo Federal envolvendo gente tão ou mais importante do que nesses dois, acabaram caindo no "esquecimento".

Quem sabe ou poderia dizer a quantas andam as investigações dos demais casos de corupção ocorridos durante o Governo Lula ou dos vários ministros e gente graúda do primeiro e segundo escalões de vários ministérios que foram defenestrados sumariamente pela Presidente Dilma que dizia desejar fazer uma "faxina" geral? Possivelmente, vão engrossar a lista dos casos onde a impunidade de gente importante seja a regra e o mensalão e a CPMI do Cachoeira sejam as excessões. E tudo vai continuar com "dantes no quartel deabrantes".

Pois bem, o custo Brasil é um conjunto de fatores que determinam as dificuldades não apenas do setor privado realizar suas atividades em nosso país, mas também o responsável direto pelo baixo índice de competetitividade de nossos produtos tanto no mercado interno quanto externo, quando comparado com produtos e serviços oriundos de outros países.

Existem dezenas de estudos tanto acadêmicos quanto produzidos por instituições públicas e também do setor empresarial apontando que o tal custo Brasil está ficando cada vez mais pesado e isto tem dificultado muito não apenas nossa inserçao mais competitiva no mercado internacional mas também nossa imagem além fronteiras.
Tais estudos indicam inúmeros gargalos e problemas que há decadas vêm sendo empurrados com a barriga pelos nossos governantes que ocupam temporariamente as estruturas do poder nos três níveis: municipal, estadual e federal, tanto da administração direta quanto indireta e fundacional.

Vou mencionar alguns desses fatores que interferem na determinação do CUSTO BRASIL. Confronta-los e equacioná-los é um desejo da sociedade, mas difícil de encarar de forma séria por parte de nossos governantes que teimam em pautar suas ações por promessas vazias, incompetêcia, nepotismo, interesses menores e muita demagogia, principalmente qando estão nos palanques eleitorais.

Se promessas vazias, demagogia e populismo resolvessem os problemas de nosso país, nossos Estados e municípios e o Brasil, com certeza seriam uma maravilha, bem longe da realidade que castiga tanto a população, principalmente as faixas mais carentes, exploradas e manipuladas pelos eternos donos do poder.
O CUSTO BRASIL é determinado pela conjugação dos seguintes fatores: elevado índice de corrupção na administração pública e nas relações desta com o setor empresarial e usuários dos serviços públicos; burocracia cafkiana que dificulta as ações dos poderes públicos; cartelização e cartorialização da economia; taxas de juros reais e spreads absurdamente altas; baixos índices de poupança e de investimentos públicos e privados; legislaçao altamente complexa favorecendo a morosidade e a impunidade; alta carga tributária e elevados níveis de sonegação, penalizando o bom contribuinte e favorecendo o sonegador e corrupto; insegurança jurídica; infra-estrurura precária onerando sobremaneira os custos de produção; baixa qualidade da mão-de-obra, decorrente de um sistema educacional arcaico e também de baixíssima qualidade, elevados índices de analfabetismo e de analfabetismo functional; baixa qualidade e a presença do caos na saúde pública; elevados índices de violência em geral e de acidentes de trabalho; falta de planejamento de longo prazo e desarticulação entre as ações das três esferas de Governo: União, estados e municípios e dessas com a sociedade e a iniciativa privada na area produtiva; baixos níveis de invenção e inovação,decorrentes dos baixos índices de investimento em educação, ciência e tecnologia.

Além desses fatores existem diversos outros que podem ser incluindos, como o sistema politico também arcaico, paternalista e corrupto, talvez a matriz geradora dos demais fatores do custo Brasil. Vamos refletir mais sobre esta triste realidade e descobrir os caminhos para sua transformação!

Juacy da Silva, professor universitário, mestre em sociologia, colaborador de Só Notícias.
[email protected] Twitter@profjuacy Blog www.professorjuacy.zip.ne

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Saiba usar o poder de recomeçar

Algumas pessoas apesar de ter a consciência do desperdício...

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...