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Cuiabá e o Ideb: a antecipação do futuro

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O MEC acaba de reconhecer o extraordinário avanço na qualidade da Educação em Cuiabá nos últimos anos, apontando, inclusive, que já superamos metas fixadas para 2011 – nos chamados ‘Anos Iniciais", do 1º ao 4º – e até para 2014, em relação ao desempenho nos ‘Anos Finais", da 5ª a 8ª séries do ensino fundamental.

Mais abrangente e rigoroso instrumento do Ministério da Educação para avaliação do ensino fundamental, o Ideb – Índice Nacional do Desenvolvimento da Educação – atribuiu, em 2009, indicador de 4,5 para os chamados ‘Anos Iniciais" em nossa rede, patamar de desempenho fixado pelo próprio MEC como meta somente para 2011.

Já em relação aos ‘Anos Finais", a performance de Cuiabá foi ainda mais gratificante: o Ideb alcançado em 2009, de 4,1, superou a projeção estabelecida pelo MEC para o ‘longínquo" 2013, que era de 4,0. A marca projetou Cuiabá do 14º para o 7º lugar no ranking das capitais brasileiras com melhor referencial de desenvolvimento da Educação.

Resultado direto de políticas educacionais pensadas – e executadas – para apreender e responder objetivamente a múltiplas e díspares demandas, essa estimulante posição de Cuiabá no ranking do Ideb reflete ainda a convergência de vontades e competências de professores e gestores da rede municipal de ensino em torno da construção de novos paradigmas para a Educação.

Como professor que, na condição de homem público, tem a felicidade – e o correspondente ônus social e ético – de estar à frente desse processo, bem sei que há muito ainda a fazer. Mas não há dúvidas de que, com a consciente participação de toda a comunidade escolar, estamos escrevendo capítulos decisivos da Educação em Cuiabá.

A prioridade objetiva que conferimos à Educação contemplou políticas e práticas que tem assegurado avanço sem precedentes na confirmação da Escola como espaço de construção da cidadania. É esse processo que, através da criança, do adolescente e do jovem, nosso público essencial, envolve e beneficia também sua família, que resulta nos índices que começam a apontar Cuiabá como referência nacional em Educação.

A adoção do programa de formação para professores e gestores escolares – com a correspondente valorização salarial -, a definição de matriz curricular de referência, o estabelecimento de parâmetros científicos para mensurar, individualmente, a evolução de cada aluno – e com isso aferir a como cada escola da rede municipal responde a metas especificamente definidas para ela – são alguns dos fundamentos essenciais da política de Educação que implantamos em Cuiabá.

É importante assinalar que, compensadores e estimulantes, os índices do Ideb ‘apenas" expressam em números todo um irreversível processo de profundas transformações de conceitos e práticas, em marcha na Educação pública em Cuiabá. Aqui, conseguimos consolidar a gestão democrática comprometida com a eficiência do ensino, graças, sobretudo, a paradigmas confiáveis – desenvolvidos com professores e gestores – para aferição de desempenho.

Ao levar em conta as circunstâncias específicas, inclusive a região da cidade em que cada escola se insere, a aferição de metas que desenvolvemos não só evita uma competição entre desiguais, mas cria condições para redução progressiva dessas desigualdades.

Ainda há muito a fazer. Mas felizmente, já avançamos muito na consolidação de um modelo de Educação fundamental moldado às circunstâncias próprias de Cuiabá.

Da adoção efetiva da transversalidade das questões étnicas, como pressuposto de formação cidadã, à absorção de crianças e adolescentes com necessidades especiais nas turmas convencionais – conferimos á Educação o seu papel fundamental de ferramenta de inclusão social e humana. Hoje, cerca de 700 alunos com diferentes tipos de deficiência estão nas mesmas classes que os demais, ainda que exijam, em alguns casos, profissionais qualificados como suporte exclusivo em sala de aula e fora dela.

Programas como o ‘Educa Mais", de Educação Integral, que hoje já alcança 52 escolas que oferecem a 12 mil alunos a oportunidade de experimentar opções de inserção através de aulas de reforço em Português e Matemática práticas esportivas e culturais no próprio ambiente escolar, refletem uma visão inovadora de inclusão. A alfabetização é fundamental, mas temos a obrigação de oferecer a essas crianças algo mais para que possam desenvolver o senso de pertencimento.

Os índices com que o Ideb reconhece os avanços da Educação que empreendemos em Cuiabá confirmam o reconhecimento expresso por premiações como a de "Prefeito Amigo da Criança", conferido pela Abrinc em 2007, e o ‘Mama África" de 2009 que, na categoria ‘Arte e Cultura", nos foi outorgado por termos implantado o ensino da história e da cultura africanas na rede municipal, através do Projeto ‘Abraço".

Como já assinalado, a condição de professor sobre quem as circunstâncias políticas colocaram a responsabilidade de gerir a Educação em Cuiabá, nos dá ainda maior orgulho ante o reconhecimento de um trabalho que é de todos, especialmente de professores e gestores. E nos anima na certeza de que o prefeito Francisco Galindo e sua equipe na Secretaria Educação vão levar a bom termo as metas de colocar Cuiabá entre as cinco melhores Capitais em Educação no país.

* Wilson Santos é professor, ex-prefeito de Cuiabá e candidato a governador de Mato Grosso.

 

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