sexta-feira, 15/novembro/2024
PUBLICIDADE

Copa 2014 continua enrolada

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A FIFA anunciou durante a COPA de 2010 na África do Sul que a próxima competição deveria ser no Brasil em 2014, pouco tempo depois também anunciou que os países séde das Copas seriam a Rússia em 2018 e o Qatar em 2022. Dizem que as obras na Rússia estão mais adiantadas do que as do Brasil.

Ao tomar tal decisão, com quatro e pela primeira vez com oito e doze anos de antecedência possívelmente a entidade máxima do futebol mundial estaria tentando facilitar os trabalhos dos países-séde, evitando transtornos e atrasos nos calendários.

Na ocasião, quando da decisão da FIFA, ocorreram grandes manifestações populares de júbilo e euforia em todas as cidades que receberão jogos em 2014, inclusive em Cuiabá, onde o povão não se continha de tanta alegria e os politicos também, mais do que depressa, misturando-se ao povão faziam questão de demonstrar que esta era uma vitória de todos, inclusive deles que não perdem oportunidade para festejar suas grandes realizações. Afinal ganham muito bem para "representarem" o povão. São verdadeiros beneméritos, pois fazem tudo isto com o dinheiro do próprio bolso e jamais desviam qualquer centavo dos cofres públicos.

Após muita lenga-lenga, reuniões, discussões e esquemas foi constituído um Comitê Organizador Local (de caráter nacional), para fazer as ligações com a FIFA e também para coordenar todas as providências necessárias `a realização da copa e, nesta condição, acompanhar as obras e demais ações nas doze cidades sédes que receberão jogos.

Como para a realização da COPA 2014 e também das Olimpíadas de 2016, serão movimentados mais de 60 bilhões de reais, a preços de 2010, podendo chegar a 100 bilhões de reias, importâcia que deixa empresários e alguns gestores públicos, inclusive quem sente coceira nas mãos e olhos brilhando quando imaginam o que pode ser feito com tanta grana, muita competição ocorre entre os intressados em dar sua mordida, como se diz no México.

De forma rápida e com a pressão de um verdadeiro rolo compressor o Governo Federal, a título de agilizar e desburocratizar o andamento das licitações para obras e serviços da COPA, enviou ao Congresso um projeto de lei que acabou sendo transformado na Lei que instituiu o "Regime Diferenciado de Contratações (RDC)", na verdade uma grande burla na legislação que trata das licitações públicas, abrindo caminho para gestão temerária, desvio de dinheiro publico e corrupção, como já fartamente denunciado pela mídia em várias cidades sédes da copa, inclusive em MT.

Outra peça de legislação aprovada a toque de caixa no Congresso Nacional foi a Lei Geral da COPA, que recentemente o mesmo Congresso teve que reformular para atender as exigências da FIFA, já que esta se julga superior `a legislação nacional, como no caso de venda de bebidas alcoólicas nos estadios, proibida no Brasil e também a questão da comercialização de outros produtos e serviços.

Em meio a toda esta confusão, idas e vindas, muita coisa ja vem ocorredo, algumas que facilitarão a realização das providências exigidas pela FIFA e outras que estão dando errado, apesar de que governantes e gestores teimam em dizer que tudo está `as mil maravilhas, dentro do cronograma.

Em todos os Estados tem havido muita confusão, muitos problemas e coisas do gênero. Diante de tudo isso o Secretário Geral da FIFA acabou tecendo comentários, considerados pouco elegantes que efureceram muita gente do governo envolvida com a COPA 2014, mas que jamais manifestaram sua fúria quando das denúncias envolvendo corrupção, falta de transparência, morosidade e incompetência no trato dessas questões.

O Secretário Geral da FIFA, Jerôme Volccke diante de tantos problemas com a realização disse com todas as letras, "o Brasil precisa levar um chute no traseiro". Na verdade ele estava se referindo `as pessoas incompetentes e manipuladoras que continuam engando o povão com suas demagogias e falsas promessas.

No decorrer dos próximos dias o Comitê Organizador Local e representantes da FIFA estarão realizando um "pente fino" nas obras da COPA 2014 em todas as cidades sédes, incluindo Cuiabá, que será nesta sexta feira.

Vamos aguardar e ver os resultados desta inspeção. Em MT diante de tantos problemas causados pela AGECOPA (extinta) e sua sucessora a SECOPA, o Governador avocou para si o poder de decisão efetiva neste setor.Tavez fosse o caso de extinguir também a SECOPA e ter apenas uma equipe enxuta em seu Gabinete para agir com mais eficiência e menos confusão como vem acontecendo.

Voltarei ao assunto oportunamente!

Juacy da Silva professor universitário,UFMT, mestre em sociologia, colaborador de Só Notícias.
www.professorjuacy.zip.net
[email protected]

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Gravidez após 40 anos 

É um fato que nas últimas décadas a maternidade...

Desconto em multas ambientais: direito adquirido ou justiça ambiental ?

Nos últimos anos, temos assistido a um crescente debate...

O Direito ao Voto da Mulher

Neste domingo, 3 de novembro, celebramos uma das mais...

A dona honestidade está de olho em nós

Mas, para mudar o país, as nossas ações, não...