PUBLICIDADE

Braquiterapia de Prostata

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A Braquiterapia Prostática com Implante de Sementes de Iodo-125 é um método de tratamento extremamente eficaz, minimamente invasivo e com forte expressão nos EUA. No Brasil, ainda é pouco difundida e poucos centros realizam o procedimento; a este fato, vários fatores podem ser atribuídos.

O câncer da próstata é o tumor mais prevalente entre os homens em nosso país, representando um sério desafio de saúde pública, pois o seu diagnóstico e tratamento mobiliza importantes recursos humanos e financeiros.

O advento do PSA, e a sua melhor interpretação aliados a uma maior conscientização da população masculina, vem possibilitando diagnósticos mais precoces. A prostatectomia radical que consiste na retirada da próstata e vesículas seminais, ainda é o tratamento mais frequentemente utilizado, porém não podemos nos esquecer que nem todos os pacientes são candidatos a esta abordagem, ou a desejam.

O NUTEC (Núcleo de Terapia Especializada em Cancerologia), está capacitado a executar a Braquiterapia Prostática com Implante de Sementes de Iodo-125; para isso conta com profissionais qualificados e acreditados em urologia, radioterapia e física médica, assim como modernos recursos tecnológicos.

A Braquiterapia, como mencionado, consiste em um procedimento minimamente invasivo, através do qual o médico implanta minúsculas sementes radioativas (aproximadamente da dimensão de grãos de arroz) permanentes na próstata. Estas sementes irradiam o órgão de dentro para fora. O material radioativo mais comumente empregado é o Iodo-125 (I -125).

As sementes são implantadas sob anestesia, através de agulhas que são inseridas pela pele do períneo (área entre a bolsa escroto e o anús), para que o máximo de precisão seja alcançado, os profissionais do NUTEC utilizam a técnica de implante de sementes entrelaçadas (Rapid Strand™) guiada por ultrassonografia e fluoroscopia.

Como o implante é permanente, as sementes ficam para sempre na próstata; porém, após alguns meses, toda a radiação que foi liberada já terá sido suficiente para destruir as células malignas.

O implante de sementes é um tratamento eficaz para homens com câncer localizado, e não requer qualquer incisão cirúrgica proporcionando aos pacientes um curto período de recuperação, pois a maioria dos indivíduos recebe alta no mesmo dia ou no dia seguinte ao tratamento, podendo retomar suas atividades normais alguns dias após.

Em2004 no Encontro Anual da American Society of Clinical Oncology foram apresentados dados recolhidos ao longo de 15 anos os quais demonstravam que a braquiterapia é eficaz no tratamento do câncer da próstata. Além disso, a publicação de dados recolhidos ao longo de 12 anos demonstraram que as taxas de sobrevivência sem doença ficaram entre 81% e 93%.*

Posteriores avanços na tecnologia da braquiterapia, tais como a introdução de sementes entrelaçadas (Rapid Strand™), possibilitam uma maior precisão na inserção das sementes, e. Os produtos entrelaçados para braquiterapia possibilitam que as sementes permaneçam com maior segurança nos locais onde são implantadas e que apliquem a radiação com eficácia, conforme previsto pelo médico.

*12-Year Outcomes Following Permanent Prostate Brachytherapy in Patients with Clinically Localized Prostate Cancer. Louis Potters, et al. The Journal of Urology Vol 173 (2005) 1562-1566

A Braquiterapia permite ao paciente alta em 24 hs, e após um ou dois dias o retorno às atividades. Recomendação de 1-2 semanas para retorno às atividades sexuais, que são menos afetadas pela Braquiterapia do que por outros métodos de tratatamento (cirurgia ou radioterapia externa).

A Braquiterapia pode ter alguns efeitos secundários mínimos, tais como sensação de ardência durante a micção ou a ejaculação e um aumento da frequência urinária. Geralmente, estes sintomas são solucionados com tratamento de suporte e desaparecem em semanas.

A medicina moderna pode dizer que hoje, existe um tratamento minimamente invasivo extremamente eficaz e com pouquíssimos efeitos adversos para o câncer da próstata.

Rodrigo Teixeira Motta  – Radioterapeuta do NUTEC

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...

Cuidando do quintal do vizinho

É curioso observar a hipocrisia de alguns países europeus...