O Brasil é o líder mundial em mortes dos profissionais da saúde por COVID-19. Guerreiros que não abandonam a linha de frente e com muita honra cumprem seu juramento. Colocam em risco as próprias vidas e as vidas de seus familiares mais próximos.
Possuidores de fé, de força, de coragem, de amor ao próximo e de compromisso com a vida. Mas também de frustração, tristeza, medo e cansaço. São seres humanos que se alegram com uma vida salva, se preocupam e se dedicam a cada paciente.
Seres humanos, no entanto, também falham, também fraquejam. O estresse do dia a dia no enfrentamento de uma pandemia é um fator que não pode ser desconsiderado. Aliado a isso, a população também está preocupada, também está com os nervos à flor da pele, diante de tantas incertezas e do risco que o vírus traz para toda a sociedade.
Por isso é importante o apoio, a motivação. É importante demonstrar a esses profissionais que estamos juntos, que entendemos as suas dificuldades e que compartilhamos suas angústias. Em outros países, todos os dias a população bate palmas em homenagem aos profissionais da saúde no entardecer.
Sabemos que sempre podemos melhorar, a saúde é um problema sério em todo o país e em Lucas do Rio Verde os problemas também vão aparecer. Mas será que também não temos que aprender a agradecer?
Vejo nas ruas que algumas pessoas não estão levando a situação a sério. Imagine como é para uma enfermeira sair do trabalho e ver as pessoas aglomeradas, ver pessoas sem usar máscara. Essas mesmas pessoas que depois vão ocupar o leito do hospital daquelas que estão se cuidando mas que foram contaminadas por quem não se cuidou.
O nosso sistema de saúde, se comparado com a realidade da grande maioria dos municípios do país, é referência. E vai continuar sendo referência, graças a esses grandes profissionais.
Meus agradecimentos e todo o respeito do mundo a todos os profissionais que estão enfrentando essa terrível doença. A todos aqueles que estão se dedicando, se arriscando e que estão prejudicando sua saúde física e mental pela saúde da população.
Peço a toda a sociedade que nos perdoe pelos nossos erros e que reconheça a força e o sacrifício. Que à sua maneira encontre um jeito de aplaudir e agradecer. E peço também que se cuidem, que cuidem do próximo e daqueles que ama. É o que podemos fazer de melhor pelos profissionais da saúde.
Muito obrigado. Vocês são nossos super-heróis de carne e osso!