Ontem, dia 19/10/2014, foi realizado na Rede Record de Televisão o penúltino debate entre AÉCIO NEVES e DILMA ROUSSEF, candidatos a Presidente,da República. Pela primeira vez as baixarias que estavam sendo usadas, principalmente pela candidata Dilma e também pelo candidato do PSDB em resposta`as provocações de sua oponente, deram lugar a uma discussão um pouco mais civilizada, propositiva e com a apresentação de propostas.
Isto deveria ter sido feito desde o início da campanha. Afinal o povo, o contribuinte e os eleitores têm o direito de conhecer e questionar não apenas idéias gerais sobre como cada candidato e coligação vão agir para para tirar o Brasil do buraco em que se encontra. Até aqui pouca coisa mais detalhada foi apresentada. Isto vai continuar exigindo do povo quase que dar um cheque em branco para quem pretende dirigir os destinos do Brasil.
A maioria das “propostas” são idéias vagas e, no caso da candidata do PT, pela condição de que a a mesma busca a reeleição e que há quatro anos fez uma série de promessas até hoje não cumpridas, falto a mesma fazer uma avaliação mais profunda e verdadeira de se governo, incluindo as razões das falhas e como vai corrigir o que deu errado e como vai fazer para superar os desafios e necessidades que hoje são maiores do que nas eleições de 2010.
Pena que até agora a candidata do PT não tenha apresentado seu PLANO DE GOVERO, como os demais candidatos fizeram bem antes do primeiro turno, para que os eleitores possam decidir em quem votar não em função de acusações aos adversários, mas sim motivados por propostas para resolverem os problema que tanto angustiam o povo brasileiro. Dilma, por exemplo, perdeu muito tempo criticando o Plano de Governo de MARINA SILVA e denegrindo sua imagem e acabou não apresentando seu plano de governo.
Neste penúltimo debate, AÉCIO mostrou-se mais equilibrado que sua opoente, mais a vontade, mais calmo e com maior conteúdo em seus questionamentos e em suas respostas, enquanto Dilma mostrou-se mais nervosa, irônica, autoritária, irriquieta, tropeçando nas palavras e nos números que tentava apresentar, exagerando os”feitos” de seu governo quanto tentando distorcer e denegrir as ações do governo FHC e de AÉCIO, este em relação ao governo de Minas Gerais que, em certo momento, chegou a dizer que esta é uma eleição para a Presidente do Brasil e não para governador das Altterosas.
Após os debates, o site UOL colocou no ar uma enquete, com a seguinte indagação: “Na sua opinião, qual o candidato se saiu melhor no terceiro debate do segundo turno?”
Até as 11:50 da manhã de hoje, dia 20 de Outubro, horário de verão em SP, os resultados eram os seguintes: total de interautas que acessaram o portal (site/sitio) e votaram na enquete era de 271.206 pessoas; votos para AÉCIO 81,14% e votos para Dilma 18,86%.
Mesmo que não tenha validade científica, esta pode ser uma tendência que já está ganhando as ruas e a cabeça dos eleitores. Dentro de mais dois dias, na quarta feira, os principais institutos de pesquisas de opinião devem trazer novos resultados sobre a preferência dos eleitores . Antes das eleições de domingo ainda haverá mais um debate a ser realizado pela Rede Globo de Televisão, quando os indecisos poderão ter uma última oportunidade para decidir em quem votar, quando haverá a escolha decisiva tanto para governadores em diversos Estados quanto para a Presidência da República, todas em segundo turno.
Juacy da Silva, professor universitário, titular e aposentado UFMT, mestre em sociologia, e-mail [email protected] Blog www.professorjuacy.blogspot.com twitter@profjuacy