PUBLICIDADE

A luta de todas nós

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A luta de todas nós

TEREZINHA DE SOUZA MAGGI*
Setecs-MT

Neste sábado, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. É mais um ano de luta das mulheres, que desde 1910, quando foi instituído oficialmente o dia, homenageamos as 129 operárias que morreram queimadas em uma fábrica de Nova Iorque, lutando em prol dos seus legítimos direitos.

Ao longo deste tempo, tivemos grandes conquistas, podemos citar várias, a mais recente entre elas, a “Lei “Lei Maria da Penha”, sancionada em agosto de 2006 e que representa mais um avanço na trajetória de luta da mulher contra a cultura machista, contra a opressão, discriminação e contra todas as formas de violência: física, sexual, moral, psicológica e tantas outras.

É cada vez maior a presença da mulher na vida social, para além do Lar. A mulher conquistou independência e se destaca hoje no mercado de trabalho. Suas conquistas passam pelos setores econômico, político e social. A cada dia, aumenta o número de mulheres chefes de família, aquelas que cuidam dos afazeres domésticos, dos filhos, e ainda precisam trabalhar fora.

Para ajudar no sustento da casa, são elas também que buscam oportunidades, muitas vezes montando um pequeno negócio. Aproximadamente 60% dos beneficiados pelo Microcrédito – programa de Geração de Emprego e Renda do Governo do Estado de Mato Grosso, são mulheres. Isso representa um total de 1.693 mulheres, sendo que 460 delas chefes de família.

As mulheres também estão ocupando espaços em profissões que antes eram exclusivamente masculinas. Somente nos cursos de operadores de máquinas e implementos agrícolas de formação de vaqueiros já foram capacitadas 70 mulheres. E elas sempre se destacam nos treinamentos, chamando a atenção dos produtores rurais na hora da contratação.

Mas não podemos esquecer que o trabalho no lar também é um emprego nobre. Não é só fora de casa que a mulher alcança posição de destaque. A casa e a família continuam ocupando lugar privilegiado na vida da mulher moderna. O tempo e dedicação prestados à família será sempre para a mulher a sua maior dignidade. E isso nunca irá se opor à participação em outros aspectos da vida social e mesmo da política.

E a mulher é capaz de acumular as duas coisas, pois possuímos características que nos colocam em posição de vantagem: ternura, generosidade, delicadeza, agudez, intuição, enfim, a feminilidade.
Seja qual for a sua missão. Fica aqui a nossa homenagem para você mulher, que é a verdadeira expressão da força e delicadeza desta terra.

O Governo do Estado de Mato Grosso parabeniza todas as mulheres que ajudam no desenvolvimento deste Estado.

Terezinha de Souza Maggi é secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Saiba usar o poder de recomeçar

Algumas pessoas apesar de ter a consciência do desperdício...

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...