Estamos vivendo em um mundo de rápidas e interruptas transformações, na chamada sociedade do Conhecimento e da Informação se torna imprescindível saber usar os recursos tecnológicos que nela estão inseridos. A escola também passa por estes momentos inovadores, que representam novos e complexos desafios á educação e seus profissionais.
Atualmente reconhecemos que as escolas possuem diversos recursos tecnológicos, mas ter acesso a estas mídias não garante a construção do conhecimento. Sob esta ótica é necessário que o educador desenvolva competências e saberes que vão além de apenas usar as mídias. Compreendemos que muitos educadores por resistência e medo do novo não procuram se qualificar e acabam tendo uma visão negativa das tecnologias.
A formação continuada é importante desde que envolva a realidade em que o docente trabalha suas dificuldades e anseios frente o uso das tecnologias. Este processo possibilita o educador construir saberes sobre as novas tecnologias, compreender qual a relevância de integrar as TIC em sua prática, dando ênfase para uma construção de uma prática integradora e inovadora.
Entretanto para que haja qualidade no ensino com o uso das mídias elas também necessitam estar atualizadas, uma vez que presenciamos a saga de manusear máquinas defasadas que chegam à escola ultrapassada e que acarretam o processo de ensino aprendizagem.
As tecnologias na escola possibilitam inúmeras informações e aprendizagens, quando se trabalhada de maneira correta e coerente, para que isso ocorra é necessário investimentos das políticas públicas na capacitação de professores e gestores escolares, além de olhares precisos na qualidade destas tecnologias. As integrações das TIC nas práticas pedagógicas estabelece uma maior reflexão acerca das metas e objetivos a serem trabalhados com os alunos. Por ela possibilitar novas formas de ensinar e aprender se tona indispensável à formação do professor para atuar neste ambiente telemático, onde as tecnologias não serão apenas ferramentas ou recursos, mas sim peças fundamentais para o processo de ensino aprendizagem.
Através da reflexão o educador terá maior autonomia para reconstruir sua prática, possibilitando o trabalho de projetos onde instigará a curiosidade de seus alunos, e possivelmente o docente buscará as tecnologias como aliada no processo integrando a sua prática e reconhecendo como uma chave indispensável para construção do saber.
Nesta sociedade cada vez mais globalizada espera-se do educador que ele esteja preparado frente às tecnologias, e que estes recursos não fiquem fragmentados em currículos, mas que o educador transforme sua prática potencializando e utilizando as Tecnologias da Informação e Conhecimento.
Rúbia Beatriz Renner de Aguiar – graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia- Unemat-, pós-graduanda no Curso de Especialização Em Docência no Ensino Superior Unemat Campus Sinop