Evoluir é o grande objetivo da vida, pois quanto mais progredimos, mais resolveremos nossos problemas com consenso e sensatez, sem transferência de responsabilidades .
A satisfação pessoal vem quando passamos a viver seguindo os nossos próprios passos, tendo como meta a renovação continuada, mesmo que às vezes tenhamos que desenvolver uma maneira própria de realizar a mesma coisa, diferentemente. A vida não é uma pequena e simples rotina, e pensando nisso, temos que procurar fazer sempre algo novo, ou seja, sermos discípulo do inédito.
Observemos que ao nosso redor existem uma multidão composta por indivíduos que se comportam como se os problemas existissem "por si só” e exigem que o mundo exterior resolva tudo para eles, até um dia entenderem que as dificuldades não estão fora, mas, no mais íntimo do nosso ser. E quanto mais rápido for o processo de percepção dessa realidade, mais célere encontraremos as soluções para os nossos questionamentos internos, evitando desta forma maiores violência para conosco e sobretudo para com os que nos cercam.
Quantas vezes deixamos de assumir responsabilidades, porque preferimos projetar complexos de culpa nos outros, achando que tudo que nos ocorre de mal, tem um causa externa, assim vivemos julgando e culpando as pessoas mais próximas, os amigos que não nos entendem ,os colegas que se distanciam, o sistema político que vivemos e até mesmo o governo por tudo que ocorre sem assumirmos em momento algum a responsabilidade pelos nossos atos, perdendo desta forma a grande oportunidade de aprender e crescer com os próprios equívocos.
Devemos harmonizar os nossos dias com pensamentos e mentalizações positivas construindo um pensar com imagens gratificantes e agradáveis, projetando situações satisfatórias reconhecendo que constituímos parte de um todo e que todas as ações já nascem impregnadas com sensações de realizações, pois somos a essência de um projeto divino em busca permanente de evolução, onde os dias são formados por preciosos ciclos da existência.
Na busca da nossa independência pessoal, podemos no percurso até encontrarmos muitas dificuldades, mas com o tempo aprenderemos com os nossos erros e consequentemente seremos recompensados por um enorme bem estar e uma integral segurança em nosso caminhar.
Wilson Carlos Fuah – Economista, especialista em recursos humanos e relações sociais e políticas. [email protected]