Na data de 15 de março comemora-se o dia internacional do consumidor, ocasião em que o Ministério da Justiça lançou um sistema eletrônico de alertas rápidos de campanhas de recall no país; assim que as empresas informarem os chamamentos ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, será disparado um alerta para órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, agências reguladoras e consumidores cadastrados.
O consumidor precisa a cada instante buscar seus direitos, e nesse contexto, as boas e idôneas empresas terão a oportunidade de manter e conquistar mais clientes; um trabalho que depende exclusivamente de políticas institucionais, valorização dos clientes, produtos, serviços e funcionários.
Acredito que esta nova ferramenta de comunicação vai ajudar os consumidores e grandes empresas a ter uma melhor relação de consumo. As datas símbolos são relevantes, pois desta forma os assuntos são mais valorizados, lembrados e podem ser discutidos democraticamente. Vale ressaltar ainda, que a instalação da sede do PROCON em Sinop foi criada durante a gestão PSDB, dando aos consumidores mais essa facilidade na busca de seus direitos, priorizando sempre a conciliação entre as partes.
Com relação a inovação do Ministério da Justiça, quem desejar acompanhar as atualizações poderá consultar o endereço eletrônico daquele ministério. Além de informações sobre o sistema de alertas, serão disponibilizadas orientações aos consumidores, notícias relacionadas ao tema e links para páginas de órgãos internacionais.
Essa apenas mais uma conquista do consumidor, que sempre teve um papel fundamental dentro da relação de consumo, e que por várias vezes não recebeu a atenção necessária. E encerramos essa data tão importante, na esperança de que a cada ano possamos comemorar novas conquistas.
Fernando Assunção, vereador (PSDB) e segundo Secretário da Câmara de Sinop